Como ajudar seu filho a definir um projeto de vida
Médico, bombeiro, professor, arquiteto, escritor, bailarino… Advogada, engenheira, jornalista, cantora, empresária, chef de cozinha…
E algum tempo depois, tudo muda para novas profissões e preferências!
Um dos maiores clássicos na vida das crianças é a famosa pergunta que adultos insistem em fazer de tempos em tempos: “O que você quer ser quando crescer?”
Por mais inofensiva que pareça, essa questão traz embutida uma carga de expectativas sobre o futuro das crianças.
Projetar o futuro é algo que nós, pais e mães, estamos ensinando a nossos filhos e filhas o tempo inteiro, seja de forma consciente, ou inconsciente.
Afinal, como grandes exemplos que somos para eles e elas, acabamos ensinando por meio de nossa atuação no mundo, nossas visões diante dos fatos e nossos valores mais profundos. Mesmo que não tenhamos clareza sobre isso.
Já que isso acontece, que tal trazer esse fato à consciência e atuar de forma ativa para ajudar seu filho a definir um projeto de vida?
Confira a seguir 4 dicas sobre como ajudar seu filho a definir um projeto de vida e de que maneira o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode auxiliar pais e mães nessa tarefa.
- Escolha os valores
Valores sólidos são pilares fundamentais de um bom projeto de vida. Por isso é importante escolher bem os valores que queremos transmitir a nossos filhos e filhas.
Parece estranho pensar em criar filhos e filhas com valores diferentes dos seus?
Em parte. Alguns dos valores que adquirimos durante a nossa formação, seja na escola, seja na família, podem não ser exatamente tão positivos assim.
Afinal, a humanidade evolui. O que era aceitável há 20 ou 30 anos, pode não ser mais hoje em dia.
Como as habilidades socioemocionais podem ajudar nesse passo?
Use o Método Metacognitivo do Espelho, do Programa MenteInovadora, para avaliar os valores que regem a sua vida. Identificar aqueles que considera fundamentais para a formação do seu filho ou filha. Descarte aqueles que talvez não sejam mais tão positivos.
É importante, também, que a escola escolhida para seu filho ou filha compartilhe desses mesmos valores, pelo menos dos mais fundamentais, para evitar conflitos entre família e escola na formação da visão de mundo.
- Apresente atividades variadas
No início da vida, a criança não sabe o que pretende fazer. E há uma tendência para que ela imite o caminho escolhido pelo pai ou pela mãe.
Existe, porém, um vasto mundo além dos projetos de vida escolhidos pelos pais e mães. Mostre a seu filho ou filha que há muita coisa ainda por fazer no mundo e tente apresentar a ele ou ela uma ampla variedade de possibilidades.
Fique atento para quebrar estereótipos, tipo balé para meninas e futebol para meninos.
Invista em variedade de atividades que possam trazer diferentes estímulos.
Como as habilidades socioemocionais podem ajudar nesse passo?
Observar atentamente como seu filho ou filha reage a cada atividade diferente é fundamental para que este passo seja mais efetivo.
Use o Método Metacognitivo do Semáforo, do Programa MenteInovadora, para sair do piloto automático do dia a dia e parar, observar e então investir em novos estímulos nas atividades que trouxeram mais prazer ao seu filho ou filha.
- Ensine a planejar
Identificar os gostos de seu filho ou filha é um passo importante, mas não basta para estabelecer um projeto de vida.
Para realmente criar um projeto de vida é importante desenvolver em seu filho ou filha o gosto pelo planejamento. Quais ações serão necessárias para que ele ou ela atinja esse objetivo? Em quais habilidades e aprendizagens ele ou ela terá de investir para chegar lá.
Como as habilidades socioemocionais podem ajudar nesse passo?
Planejar objetivos e identificar os passos necessários para atingi-los é uma das habilidades desenvolvidas pelo Método Metacognitivo da Filmadora, do Programa MenteInovadora.
Esse método nos ensina a visualizar o cenário que pretendemos construir – o “filme” do nosso futuro – e, a dividi-los nas etapas necessárias – as “cenas” do filme – para construí-lo.
- Tenha flexibilidade
Quantos profissionais você conhece que são infelizes com a carreira que exercem e a vida que levam?
Um bom projeto de vida deve ter flexibilidade para sofrer alterações ao longo do percurso.
Não é porque seu filho ou filha fez uma escolha numa determinada idade que ela não possa ser transformada à medida em que ele ou ela cresce e descobre novos interesses e talentos.
Como as habilidades socioemocionais podem ajudar nesse passo?
Imagine que a construção do Projeto de Vida seja uma montanha a ser escalada.
Não existe um único caminho para chegar ao topo, certo?
É essa flexibilidade de escolhas que exercitamos com o Método Metacognitivo do Alpinista, do Programa MenteInovadora.
Esse método nos ensina que é importante saber recuar de um caminho que se revelou não tão satisfatório e escolher novas opções para seguir em busca do nosso objetivo maior.
E o papel da escola
Essas quatro dicas são um bom ponto de partida para ajudar seu filho a definir um Projeto de Vida.
É importante lembrar, porém, que pais e mães não estão sozinhos no trabalho de formação de seus filhos e filhas. As escolas ocupam um lugar de extrema importância nesse processo.
Por isso, é fundamental escolher uma escola que, além de compartilhar dos mesmos valores familiares, também invista no desenvolvimento socioemocional de seus alunos e alunas.
Com o Programa MenteInovadora, a Mind Lab já formou mais de 185 mil professores em mais de 10 mil escolas espalhadas por 21 países.
#PrecisamosFalarSobreIsso
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