fbpx

Brinque de detetive com seu filho!


Brinque de detetive com seu filho!

Mas desta vez, o jogo vai ser um pouquinho diferente. E enquanto se divertem juntos, você vai observar na prática como seu filho desenvolve a habilidade socioemocional de resolução de problemas.

Está pronto para começar?

Antes, vamos entender como funciona a brincadeira.

Uma viagem misteriosa

O convite é para embarcar numa viagem cheia de mistérios.

Sabe aquelas aventuras tão comuns nos livros e filmes de detetives? Geralmente tem uma viagem cheia de mistérios e ação, certo?

Ao aceitar o convite que trazemos hoje, você vai embarcar numa viagem desse tipo.

E enquanto se diverte, vai mobilizar as habilidades de detetive para desvendar o mistério proposto na brincadeira.

Objetivo

A ideia é percorrer as cinco regiões do Brasil. Você será um detetive a fim de investigar detalhes sobre a cultura, a geografia e a história de cada lugar visitado.

A cada nova descoberta, você avança na viagem.

Assim, ao terminar uma região, você ganha dicas sobre o código secreto que precisa descobrir para solucionar o caso que está sendo investigado.

É justamente nessa busca que você vai mobilizar um dos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora.

Como funcionam os Métodos Metacognitivos?

Nomeados por metáforas, os Métodos Metacognitivos tem como resultado a organização dos nossos recursos emocionais, cognitivos, sociais e éticos.

Eles foram concebidos pela equipe pedagógica da Mind Lab com a finalidade de nos ajudar a nortear pensamentos e emoções. Fornecem as ferramentas de que precisamos para acalmar as emoções e mobilizar o raciocínio.

O Programa MenteInovadora desenvolveu 12 métodos que cobrem 50 diferentes habilidades. Mas na viagem para a qual estamos convidando você e seu filho, vamos trabalhar especificamente um deles: o Método do Detetive.

Método do Detetive

Você certamente já deve ter lido livros de Agatha Christie ou de Sir Arthur Conan Doyle, certo? Então você sabe que detetives como Hercule Poirot e Sherlock Holmes têm como prática formular as perguntas certas, observar com atenção e criar um processo sistemático para coletar e organizar as informações.

Com o Método do Detetive, você e seu filho se transformarão em Sherlock Holmes e doutor Watson – ou num Hercule Poirot e Mr. Hastings, se você preferir – para resolver problemas.

Ele é composto por 3 etapas diferentes:
  1. Definição do objetivo principal – É a informação que vocês precisam encontrar para solucionar o mistério, ou um problema.
  2. Identificação dos obstáculos – Sherlock Holmes sabe que, para chegar à grande solução final, ele terá de dividir o mistério em pequenos problemas menores. No Método do Detetive, você e seu filho ou filha farão o mesmo para entender o caminho que terão de trilhar até a solução final.
  3. Definição dos objetivos secundários – O passo seguinte é pegar cada um daqueles obstáculos e se debruçar sobre eles para solucioná-los. A cada solução, uma nova peça do quebra-cabeça é adicionada à solução final do mistério.
Como funciona na prática?

Por fim, vamos experimentar esse método na prática? Pegue a sua lupa de Sherlock Holmes e clique neste link.

Ele é o seu bilhete de embarque nessa viagem para brincar de detetive com seu filho ou filha com a finalidade de brincar enquanto se desenvolve.

Não se esqueça, a observação é fundamental. Sendo assim, aplique o Método do Detetive e embarque nessa aventura pelo Brasil para desvendar o código secreto.

Boa viagem, e boa diversão!

Por fim, caso você queira aprender mais sobre outro método brincando, confira o de promessas de fim de ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu