fbpx

Brincar é o trabalho da criança!


Na 3ª live Mind Lab, aprenda a combater o tédio e a ansiedade do isolamento social com jogos e brincadeiras com criança.

Há pelo menos um século a humanidade sabe que, por meio de brincadeiras e jogos, a criançada descobre as emoções e aprendem a lidar com elas, desenvolvem habilidades cognitivas e motoras, exercitam a criatividade, a imaginação… Em resumo, brincadeiras funcionam como uma espécie de ensaio do mundo, que permite às crianças construir a subjetividade e entender o universo em que vivem.

E para os pais?

O que o brincar traz de positivo? Para nós, adultos, brincar é uma oportunidade de formação de vínculos. Por meio de jogos e brincadeiras, temos a chance de nos mostrarmos mais participativos na vida de nossos filhos, de reforçarmos a afetividade, a confiança, o companheirismo e a cumplicidade.

Por isso, ao entrar no universo da criança, o adulto passa a entendê-la melhor e ressignifica seu papel como alguém em quem aquela criança pode confiar, admirar e imitar.

Mas será que os pais – e também as crianças, no mundo cada vez mais competitivo e cheio de compromissos – têm tempo de brincar?

Então, se há um efeito colateral positivo destas semanas de isolamento social é justamente a redefinição do nosso conceito de tempo. Confinados em casa, com escolas e escritórios fechados, pais e filhos estão diante de uma incrível oportunidade para reconstruir suas rotinas e estreitar seus vínculos.

Quer saber mais para brincar sua criança?

Na nossa 3ª live, nesta quinta-feira, às 17h, vamos abordar o tema “Sua presença: um presente para o seu filho”. Nossa coordenadora de formação pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales, vai falar sobre o poder dos jogos e brincadeiras como antídoto para a ansiedade e o tédio do isolamento social e dará um exemplo prático de construção de jogo em família.

Para participar, basta acessar o link acima. E se você se interessou pelo tema e quer aprender mais sobre o poder do lúdico no desenvolvimento de seu filho, confira este outro texto no blog Educador360.


5 Comentários. Deixe novo

  • Aurelina Maria Leal Nassar
    abril 24, 2020 15:58

    Nossa! Excelente! O lamentável é que as famílias diante do isolamento social,estão mostrando seu pensamento raso , sobre a importância do trabalho realizado pela na educação infantil com crianças de 1 a 2 anos, como se agora, sem a ” prática ” sem a criança ” interagir ” ,com os profissionais e seus pares, não vêem como importante manter o contrato com as escolas, apesar da escola , manter um canal com a agenda digital enviando no CHAT da agenda digital atividades diárias, dicas, sugestões, para a família realizar com sua criança. É lamentável!!!

    Responder
    • Fátima Eliete Vicente
      abril 27, 2020 09:05

      Quero participar,pois ni momento atual precisamos estar atentado para atender as crianças e bota pra fora a criança que existe dentro da gente.

      Responder
  • Suely da Rosa Garcia Vieira
    julho 21, 2020 14:25

    Muito boa essa ideia da live, nesses momentos de isolamento permitiu-se um reencontro das famílias, para se olhar, se rever, analisar, reinventar-se.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    agosto 4, 2020 23:44

    As lives têm sido muito bacanas com temas voltados para esse momento de isolamento e dicas para as famílias.

    Responder
  • Antonia Couto
    agosto 28, 2020 03:05

    Ao brincarmos com os nossos filhos, estamos permitindo que eles vivencie uma experiência unica.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu