Ansiedade infantil: que método usar para lidar com esse transtorno?
Ansiedade infantil: que método usar para lidar com esse transtorno?
Desde o início da campanha Setembro Amarelo, o VidaInovadora vem alertando as famílias sobre uma questão que tem aumentado entre crianças e jovens: os transtornos de ansiedade.
Neste outro texto, nós ajudamos as famílias a entenderem como identificar os sinais de ansiedade em seus filhos e filhas, e no artigo mais recente, trouxemos algumas dicas sobre como pais e mães podem ajudar seus filhos e suas filhas a lidar com a ansiedade.
Assim, um primeiro passo fundamental nesse processo de superação da ansiedade é entender em profundidade o problema e suas várias nuances.
E-book especial: Ansiedade Infantil
Por isso, hoje o VidaInovadora traz um presente para pais e mães interessados no assunto: o e-book Ansiedade Infantil, em que você vai aprender mais sobre esse transtorno e descobrir como os Métodos Metacognitivos podem ajudar as famílias e as escolas a lidar com o problema.
Confira alguns dos principais pontos que você vai encontrar no e-book.
- O que é transtorno de ansiedade;
- Qual a diferença entre ansiedade comum e transtorno de ansiedade;
- Como a ansiedade afeta as crianças – Um estudo recente realizado pelo Instituto Ayrton Senna em Parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo trouxe um retrato alarmante: 69% dos estudantes avaliados relataram sintomas de ansiedade e depressão em níveis altos.
- Como saber se seu filho sofre de ansiedade;
- Dicas para lidar com os transtornos de ansiedade;
- A importância do desenvolvimento socioemocional – Conheça as seis habilidades socioemocionais mais importantes para aumentar a saúde mental de crianças e jovens em idade escolar;
- O papel da escola na prevenção à ansiedade
O Programa MenteInovadora
Um dos capítulos do e-book que você vai ganhar gratuitamente hoje explica como funciona, no dia a dia da escola, o Programa MenteInovadora.
Dessa forma, lá você vai aprender de que forma o professor mediador trabalha os jogos de raciocínio com as turmas e utiliza os Métodos Metacognitivos para ampliar a reflexão sobre o aprendizado trazido pelas partidas.
Os Métodos Metacognitivos são fundamentais para ampliar o autoconhecimento e desenvolver as competências socioemocionais que fortalecem a saúde mental de crianças e jovens. Por isso, o e-book lista alguns desses métodos e explica como eles auxiliam na prevenção à ansiedade.
Sendo assim, confira a seguir o funcionamento detalhado de um desses métodos.
Método Metacognitivo do Equilibrista
Imagine a crise de ansiedade como se fossem uma corda bamba que precisamos atravessar para que seja superada.
Manter o equilíbrio nessa travessia pode ser uma questão de sobrevivência.
O Método do Equilibrista nos ensina a atravessar essa e tantas outras “cordas bambas” da vida – aqueles momentos de tensão e dificuldade que exigem nosso equilíbrio máximo para que sejam superados.
Nesse sentido, com esse método aprendemos a buscar o equilíbrio em crises de ansiedade, em situações sociais, diante de problemas, na tomada de decisões e ao lidar com várias outras adversidades emocionais.
Etapas do Método Equilibrista
- Analisar a situação – Antes de iniciar a travessia, precisamos entender o tamanho do percurso, a tensão da corda bamba, a direção do vento… Conhecer o tamanho real do desafio é fundamental para que nos preparemos adequadamente para enfrentá-lo.
- Analisar o plano de ação pessoal – Todos nós temos a tendência a agir de uma determinada maneira diante de problemas. Contudo, nem sempre uma solução que deu resultado numa situação surte os mesmos efeitos em outra. Ter consciência sobre nossos padrões de resposta é importante para que possamos estruturar reações diferentes e, dessa forma, equilibrar nossas atitudes para chegarmos a melhores resultados.
- Mover-se na escala – Para avançarmos, muitas vezes, precisamos mudar nossas abordagens. Nesse sentido, para isso precisamos aprimorar o senso crítico.
Ao longo dessas três etapas, o método do Equilibrista prioriza algumas habilidades socioemocionais:
- Manter o equilíbrio em situações complexas que envolvam a resolução de problemas, tomada de decisões e/ou trabalho em equipe.
- Refletir sobre a tendência pessoal diante das situações e estar aberto a mudanças de paradigma.
- Desenvolver a consciência de que pode haver perspectivas diferentes e mais maduras para lidar com uma mesma situação.
- Aprimorar o senso crítico para entender se e quando é preciso mudar nossa atitude/abordagem.
Baixe agora seu e-book
Agora que você começou a entender de que forma o Programa MenteInovadora pode contribuir para o fortalecimento da saúde mental de seu filho ou filha, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Ansiedade Infantil.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)