Tempo com os filhos: saiba como aproveitar os momentos juntos

Tempo com os filhos: saiba como aproveitar

Levanta a mão quem nunca se sentiu culpado por não ter tempo para os filhos. Quem nunca pensou que poderia estar mais presente no dia a dia deles?

.

Tempo com os filhos: qualidade x quantidade

Você já está cansado de ouvir essa: qualidade vale mais do que quantidade e isso vale para quase tudo na vida, com os pequenos não é diferente. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa canadense recente sobre o assunto (que você pode saber mais aqui). Você não precisa estar ali do ladinho dele o tempo todo, mas esforce-se para estar presente em ocasiões importantes, além de despender algum tempo do dia a dia.

👉 Aliás, não adianta nada estar presente se você está estressado ou tenso por sentir-se culpado. As crianças percebem e entendem essa experiência de forma negativa (tudo o que você não quer, certo?).

⚠️ Mas atenção, segundo o Presidente da Academia Brasileira de Pediatria, José Martins Filho, o afeto e o vínculo são essenciais para o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos – portanto, eles precisam de qualidade e quantidade sim!
.

Tempo com os filhos: 4 formas de aproveitá-lo

Mas se os pequenos, já não são mais tão pequenos assim, confira algumas ideias bem simples:

📖 Conte uma história antes de dormir

Pode ser uma história da sua cabeça, uma história conhecida, um livro, uma canção de ninar…não importa. Esses momentos vão ficar guardados na memória dos seus filhos.

💬 Converse com seu filho (de verdade!)

Aproveite um tempo livre com calma, como o jantar e pergunte como estão seus afazeres, o que ele pensa sobre alguns assuntos, definam planos para o final de semana…Puxe papo, preste atenção genuína e demonstre real interesse. Essa troca vale ouro!

📺 Assistam juntos a seus programas favoritos

Ele adora aquele desenho infantil? Ou ainda: aquela série nova no Netflix? Assista com ele, demonstre interesse pela história, cantem juntos, vivam essa experiência! Vocês podem descobrir muitas coisas um sobre o outro. 😉

📝 Coloque na lancheira ou na mochila mensagens carinhosas

Um bilhetinho ou um post it com “Tenha um bom dia, filhão”, “O lanchinho é especial hoje” ou ainda “Nós amamos você” são ótimas pedidas e estreitam os laços.
.

Estreitar a relação pai e filho é fundamental para o desenvolvimento de habilidades para a vida do seu filho. Esteja presente e demonstre interesse por ele (mesmo que ele tenha quase 18 anos, viu?)
.

E se você se identificou com o assunto e está curioso sobre como seu filho pode desenvolver habilidades socioemocionais e estar melhor preparado para o futuro? Preencha seus dados para saber como desenvolver essa e outras habilidades: