Como criar filhos responsáveis? Confira 4 dicas!

4 dicas de como criar filhos responsáveis

Descubra o segredo de como educar seus filhos desde pequenos a serem responsáveis e comprometidos com suas tarefas.
.

Criar um filho é um verdadeiro desafio e ensiná-lo o valor da responsabilidade é ainda mais complicado, não é? A responsabilidade é uma das habilidades que a criança deve ser estimulada desde pequena e exige trabalho constante dos pais e familiares.

Um dos primeiros passos para incentivar a responsabilidade em seu filho é deixar claro o que você espera dele. Estabeleça regras e explique as consequências do cumprimento ou descumprimento delas. Feito isso, confira algumas dicas de como trabalhar o senso de responsabilidade nos pequenos.
.

Filhos responsáveis: 4 dicas

Para que uma criança aprenda a ser responsável, experimente usar as dicas a seguir:

📌 Atribua à criança algumas responsabilidades e segure a tentação de fazer tudo por ela!

📌 Incentive desde cedo e aumente o grau de responsabilidade de acordo com a idade (saiba mais sobre as tarefas mais adequadas por idade abaixo).

📌 Reconheça e aprove as pequenas atitudes responsáveis e corretas.

📌 Seja o modelo. A criança aprende muito mais pelo exemplo do que pelo discurso.

.

Filhos responsáveis: a Tabela Montessori

Os especialistas dizem que a melhor idade para estabelecer o sentido da responsabilidade é entre os 7 e os 11 anos, mas esse senso pode e deve ser estimulado desde bem cedo, respeitando o desenvolvimento e o crescimento da criança. Veja só!

Filhos responsáveis: a Tabela Montessori

Saiba mais sobre a Tabela Montessori aqui

🏡 Lembre-se: o lar é onde tudo começa e você não pode exigir que seu filho seja responsável, se ele mesmo não tem responsabilidade nenhuma em casa, ok? 😉
.

.

E se você se identificou com o assunto e está curioso sobre como seu filho pode desenvolver habilidades socioemocionais e estar melhor preparado para o futuro? Preencha seus dados para saber como desenvolver essa e outras habilidades: