Você já ouviu falar em Gamificação na educação?
Você já ouviu falar em Gamificação na educação?
Imagine o seu filho ou filha mais engajado(a) nas aulas, participando com atenção e aprendendo de forma inquestionável as habilidades e competências que os professores ensinam.
Esse é o sonho de todo pai, de toda mãe, não é mesmo?
Mas como transformar isso em realidade? Há algo que você, como pai ou mãe, possa fazer para colocá-lo(a) nesse caminho?
Bem, aqui é preciso admitir que grande parte da responsabilidade por esse engajamento é mesmo da escola e dos professores. A sua parte, de certa forma, é escolher a instituição certa, que vai permitir que isso aconteça.
Hoje vamos falar de uma tecnologia inovadora em educação capaz de despertar o interesse de seu filho ou filha, além de ajudá-lo(a) a evoluir nas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas enquanto se diverte.
Estamos falando da gamificação, um recurso que torna as aulas mais dinâmicas, interativas e participativas.
Pronto para conhecer mais sobre essa tecnologia? Então acione o Método do Detetive do Programa MenteInovadora e acompanhe a elucidação das perguntas sobre o tema do nosso artigo de hoje.
O que é gamificação na educação?
De maneira bem simplificada, é a aplicação dos princípios dos games em situações educativas. Ela estimula o seu filho ou filha a aprender enquanto se diverte, reforçando tanto os aspectos teóricos quanto práticos do conteúdo que está sendo ensinado. Os jogos atraem mais jovens e crianças e os levam a querer jogar mais, quanto mais aprendem por meio dos jogos, mais eles querem aprender.
Como a gamificação funcionamento na prática?
O professor do seu filho ou filha imagina situações gamificadas para adaptar à sua prática didática. Ele cria um método que propõe um percurso a ser seguido, oferece obstáculos a serem superados e concede recompensas ao final. É possível e recomendável usar jogos, sejam eles virtuais ou de tabuleiro, nesse processo de ensino-aprendizagem.
Os professores estão preparados para usar a gamificação?
De maneira geral, a gamificação é bastante conhecida no mundo da educação, mas é verdade que nem todos os professores saem das faculdades de pedagogia prontos para adotá-la no dia a dia de sala aula.
Uma escola que adote um programa estruturado como o MenteInovadora, por exemplo, está pronta para trabalhar a gamificação. No MenteInovadora, os professores são formados pela Mind Lab para conduzir a gamificação das aulas por meio do uso de jogos de tabuleiro. Como mediadores da transposição do conhecimento teórico para a aplicação na prática, eles usam os Métodos Metacognitivos para estimular a reflexão entre os alunos.
Enquanto se diverte, seu filho ou filha desenvolve a cognição e as competências socioemocionais.
Existe comprovação científica dos benefícios da gamificação?
Sim, a neurociência já mostrou por meio de estudos que quando emoção está ativa, a capacidade de aprendizagem de seu filho ou filha é amplificada. Ao utilizar as técnicas de jogo, a gamificação traz o componente da emoção para atuar ao lado do cognitivo. As reações prazerosas geradas pelo jogo ativam a liberação de dopamina no cérebro, hormônio que estimula o aprendizado e a memória.
O que meu filho ou minha filha ganha com a gamificação?
Os benefícios para o seu filho ou filha são imensos. Os jogos despertam o prazer de aprender, o protagonismo na aprendizagem, a autonomia, o desenvolvimento da memória e da assimilação de conteúdos. Também ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais tão desejadas pelo mercado de trabalho do século 21.
Parece que estamos falando de uma brincadeira, mas na verdade o assunto aqui é o futuro do seu filho ou da sua filha no mercado de trabalho e na vida adulta.
No Programa MenteInovadora, por exemplo, os jogos ajudam no desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, análise de risco, autoconhecimento, gerenciamento das próprias emoções e atitudes éticas responsáveis, entre outras.
Todas essas habilidades são contempladas pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, ao qual a escola deve estar adequada.
Professores que usam a gamificação são melhores do que seus colegas que não usam?
Os melhores profissionais sempre estão em busca de aperfeiçoamento de suas práticas para obter resultados mais empolgantes. Um professor que demonstra essa abertura para novas tecnologias educacionais, por si só, já se mostra um profissional mais completo.
Além disso, quando a escola do seu filho ou filha adota o programa MenteInovadora, por exemplo, ela abre aos professores a possibilidade de participar de um processo contínuo de formação para aplicar a gamificação em suas práticas.
Transformando-se em mediadores do conhecimento, os professores também desenvolvem novas habilidades socioemocionais em si próprios, que melhoram não apenas a prática docente, mas as atitudes cotidianas.
Tornam-se, portanto, melhores exemplos para seu filho ou filha no dia a dia da escola
O que a minha família ganha com a gamificação?
Os benefícios de um programa estruturado como o MenteInovadora não terminam na sala de aula. Ao participar do programa, seu filho ou filha certamente levará a prática dos games para o ambiente familiar, inclusive com materiais destinados à família.
Jogando com seu filho ou filha os mesmos games que ele pratica na escola, a família como um todo desenvolve também habilidades socioemocionais e passa a ver os benefícios da gamificação na prática.
Os relatos de pais e mães que têm seus filhos e filhas em escolas que adotam o MenteInovadora falam por si só. “A partir do envolvimento com os jogos, eu percebi que meu filho passou a ter mais foco na educação e mais determinação”, relata Sara Santos, mãe de Arthur, ex-aluno do MenteInovadora (clique aqui para assistir ao depoimento completo da mãe).
Que tal conhecer um pouco mais sobre o Programa MenteInovadora e a maneira como ele usa a gamificação para potencializar a aprendizagem do seu filho ou filha?
Visite a página do programa, especialmente concebida para tirar todas as dúvidas das famílias. Veja como o Programa MenteInovadora vai ajudar seu filho a aprender mais enquanto se diverte.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)