fbpx

Últimas provas do semestre: Dicas para motivar os estudos do seu filho!


O mês de junho vai começar e as férias dos pequenos já começam a bater na porta. Mas antes disso, é preciso primeiro passar pela tão temida etapa final de provas.

Esse momento é decisivo para criançada, portanto, gestos de incentivo ganham papel fundamental para que eles consigam enfrentar o desafio das últimas avaliações escolares com confiança e energia.

E nós, da Mindlab, sabendo da importância do apoio nesse momento, trouxemos 05 dicas valiosas para você colocar em prática dentro de casa. Confira!

1- Preparo antecipado

Uma dica de ouro que vale ser lembrada e incentivada dentro de casa é sempre começar a se preparar antes.

Hábitos como rever o conteúdo aprendido ao chegar em casa ou ao menos escolher uma matéria por dia para estudar durante a semana ajudam a evitar o estresse da véspera, tornando muito mais prazeroso, prático, produtivo e tranquilo o momento de estudo.

2- Rotina estabelecida

Organização é a palavra-chave quando queremos ter rendimento. Por isso, que tal começar a introduzir esse conceito na vida dos pequenos através da escola?

Criar um cronograma de estudos, no qual haja uma divisão de horários para cada atividade é uma ótima opção para direcionar o tempo da criançada, garantindo que eles consigam conciliar suas atividades com o estudo diário.

3- Cuidado com as cobranças

É papel dos pais garantir que os pequenos apresentem bons resultados quando o assunto é escola, no entanto, quando excessivas, as cobranças passam de um incentivo saudável para uma pressão desgastante à cabeça das crianças, podendo comprometer o desempenho delas durante as provas.

4- Palavras de conforto

Por meio de palavras, busque trazer conforto e motivação. Nesse momento, vale utilizar-se da conversa como uma ferramenta para trazer tranquilidade e confiança para a criançada, relembrando, por exemplo, que não há o que temer, afinal, existe um grande esforço feito até então.

Não economize elogios e celebre conquistas já alcançadas. Isso alimenta a autoconfiança e a certeza de que eles estão no caminho certo e que, portanto, vale a pena insistir com dedicação. 

5- Ajuda efetiva

Ofereça ajuda, mas sempre incentivando que eles caminhem com os próprios pés.

Cada vez mais, o momento bruto da absorção do conteúdo precisa ser um processo independente. No entanto, existem maneiras eficientes de ajudar seus filhos sem invadir o espaço deles, como por exemplo, oferecendo-se para fazer perguntas sobre a matéria estudada.

De maneira mais leve você pode se tornar um grande aliado para revisar o conteúdo!

O que podemos tirar de tudo isso?

Um dos pilares do sucesso são gestos de suporte, principalmente em momentos de grande cobrança e tensão como o período de provas.

Por isso, demonstre apoio e ajude no que puder! Aproveite para guardar essas dicas para outras épocas de avaliações que ainda virão!  

Dica: Mindzup é uma excelente ferramenta do Programa MenteInovadora para criar o hábito dos estudos, pois as crianças aprendem por meio de uma experiência gamificada e lúdica. Os alunos encontram na plataforma: livros digitais, jogos da Mind Lab, avaliações e missões diárias que possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades em casa, ou em qualquer lugar, com o apoio da família e continuamente.


1 Comentário. Deixe novo

  • Marilene Cruz Soares
    junho 12, 2019 12:27

    Gostei muito dos incentivos acima. Gostaria de saber como acessar o Mindzupno meu notebook?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu