fbpx

Cinco filmes que ajudam a despertar coragem nas meninas


Os filmes sempre podem ser uma opção divertida para passar um tempo de qualidade em família. Mais do que isso, eles também carregam importantes aprendizados e lições de vida.

Por esse motivo, listamos dicas de cinco filmes sobre garotas protagonistas que ajudam a empoderar meninas para que elas se sintam autoconfiantes e também para ensinar meninos a respeitar as mulheres desde pequenos.

No final, também é possível conversar com as crianças sobre os principais aprendizados em torno da história!

 

Valente

Valente é uma princesa nada convencional. Fazendo jus ao nome, ela não aceita que nenhum príncipe peça sua mão em casamento. No entanto, considere também a época medieval, quando as mulheres não tinham nenhum poder de decisão sobre suas vidas.

Dessa forma, sua luta por independência é um grande ato de coragem. Ainda assim, ela se vê diante de conflitos em família que acabam fazendo com que repense não apenas sobre suas vontades, mas sobre a importância dos valores e do amor que já possui em seu lar.

 

Alice no País das Maravilhas

É difícil saber se “Alice no País das Maravilhas” é sonho ou realidade. Mas o que se pode ter certeza é que a menina é muito aventureira e adora explorar novos lugares e ideias.

Nessa adaptação em filme dirigida por Tim Burton, é possível despertar a criatividade nas crianças de forma divertida. Um filme que inspira a fazer diferente, a questionar-se e nunca deixar de acreditar em seus ideais.

Alice acaba se mostrando, além de dócil, uma menina guerreira e de opinião própria, mesmo quando as coisas parecem confusas. A história é um exemplo de valores para nunca deixar de se cultivar!

 

Zootopia

Um pouco mais próximo do contexto da realidade atual, “Zootopia” retrata alguns dilemas da vida profissional feminina.  A coelha Judy é uma policial que sofre preconceitos e não consegue se destacar na carreira para ir às ruas, pois é considerada delicada demais para a função.

Porém, pouco a pouco, ela é capaz de mostrar o seu valor com autoconfiança e força de vontade. Assim, ela prova que os limites e barreiras sociais podem ser ultrapassados e as meninas têm direito a conquistar o seu espaço!

 

A Princesa e o Sapo

Tiana é uma jovem que acaba se passando por princesa sem querer e beija um sapo que quer voltar a ser príncipe.

Apesar dos elementos clássicos, a história também não é um romance comum. O filme é divertido e mostra o amor por meio de um ângulo diferente. Neste caso, quando as coisas não começam muito bem e de forma meio atrapalhada.

Cada um com seus interesses pessoais no início, eles acabam descobrindo a importância do verdadeiro amor e das amizades. Uma outra forma de ajudar as meninas a buscar valores verdadeiros e ir além dos enredos clássicos de romance. Não deixa de ser um ensinamento sobre o quanto a vida pode nos surpreender.

 

Moana

Moana é uma jovem destemida que é escolhida para velejar pelo oceano com a ajuda de um semi-deus. Ela é filha do chefe da tribo onde vive e parte em uma missão que irá ajudar a salvar seu povo.

Além da coragem e independência, o filme traz lições importantes sobre a busca da ancestralidade e dos valores mais profundos para além de si mesma.

Ao ajudar os outros, também ganha a oportunidade de valorizar sua história e renovar a fé para o futuro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu