Dicas para incentivar a leitura nas férias
As tão esperadas férias escolares finalmente chegaram! E para os pequenos é tempo de relaxar.
Nada de preocupações e muito tempo de sobra são a combinação perfeita para aproveitar. E para tirar o melhor desse tempinho de folga, a leitura pode ser a pedida certa, combinando aprendizado, diversão e fantasia de maneira leve e estimulante durante as férias.
Afinal, a escola ficou só para o ano que vem, mas sempre é tempo de aprender coisas novas e, mais ainda, desenvolver a mente. Quer saber como ajudá-los a tirar um bom proveito desse período de férias? É só continuar lendo!
Leitura não precisa ser só em casa
Muito pelo contrário! A possibilidade de ler em ambientes diversos é o segredinho que pode tornar a prática ainda mais divertida e estimulante.
A brisa do ar praiano combinado ao som das ondas, ou até mesmo o cantar dos passarinhos e o cheiro do campo são elementos externos que, quando combinados à imaginação, conseguem transformar histórias, nos levando através das sensações a uma experiência ‘3D’, ou seja, mais completa e vívida do que está nas páginas dos livros.
Por isso, se for viajar com as crianças, ou apenas dar um passeio pela cidade, sugira a elas levar um livro na mochila e aproveite para experimentar essa atividade você também.
Ler junto dos pequenos é um incentivo e tanto!
Escolha de temática para férias
Mais do que passar o olho em palavras, ler é um ato de compreensão. É exercitar o nosso cérebro de maneira a absorver, imaginar e criar sentido. Por isso, a escolha do conteúdo faz toda a diferença.
O mundo da imaginação, bem como a ficção, e até a tecnologia, têm sido uma boa forma de combinar aprendizado e diversão de modo produtivo, criando diálogos ricos e permitindo que os pequenos adentrem em assuntos e discussões mais complexas e necessárias, de maneira leve e descontraída.
Nessa lógica, portanto, escolher temáticas que unam o interesse da criançada a lições e aprendizados construtivos é o principal pilar para que a leitura traga benefícios.
Explore aquilo que seu filho gosta por meio dos livros, afinal, o domínio e afinidade com determinados assuntos são capazes de criar pontes, gerar interesse e maior compreensão.
O que podemos tirar disso?
Sempre é tempo de aprender e nada mais gostoso do que fazer isso através das frestas da imaginação. A leitura tem o poder de criar universos, e os pequenos podem usar o mundo da fantasia como ferramenta de aprendizado brincando e se desenvolvendo a cada página.
Aliás, além de divertir, ler é agregar! E por que não aproveitar as férias para fazer dessa prática um hábito?
Boa leitura
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
3 Comentários. Deixe novo
Com a chegada das férias e a alegria da criança de querer se divertir seria o momento ideal p inserir a leitura de uma forma lúdica e associar o prazer c o conhecimento.
A alegria da criança de querer se divertir seria o momento ideal p inserir a leitura de uma forma lúdica e associar o prazer c o conhecimento.
As livrarias geralmente tem um espaço paras as crianças, é uma possibilidade a se pensar.