Homeoffice e homeschooling, tudo junto e misturado
Homeoffice e homeschooling, tudo junto e misturado. Confira as habilidades socioemocionais que vão ajudá-la a vencer esse desafio.
A esperança de uma solução para a pandemia de Covid-19 que nos permita retornar às aulas presenciais nas escolas e ao ritmo de trabalho fora de casa parece ainda distante. Embora a maioria de nós já tenha encontrado alguns caminhos próprios a esta altura, administrar essa situação de homeoffice e homeschooling ao mesmo tempo por um período indeterminado aumenta o desafio. Especialmente quando as soluções inicialmente adotadas começam a dar sinais de esgotamento.
Primeiramente é hora de repensar combinados, modelos e expectativas. Algumas habilidades socioemocionais podem nos ajudar a lidar melhor com tudo isso:
Tolerância ao estresse
ajuda a controlar a ansiedade, a manter a calma e o equilíbrio para que as preocupações não nos impeçam de resolver os problemas.
Foco e persistência
Nos ajudam a lidar com todas as tarefas, selecionando as mais importantes para resolução imediata e persistindo na busca das soluções.
Empatia
Permite que nos coloquemos no lugar do outro a fim de entender suas necessidades e sentimentos e para ativar a nossa generosidade e consideração.
Criatividade
Agindo de forma criativa, ativamos nossas emoções e inovamos a fim de encontrar formas diferentes de lidar com o dia a dia.
Agora que você sabe quais habilidades socioemocionais são importantes, veja algumas dicas práticas para conciliar melhor o homeoffice e o homoschooling por ainda mais tempo:
Reduza as expectativas
Neste momento, o aspecto emocional começa a merecer mais importância do que o conteúdo, especialmente para crianças menores. Ative a sua tolerância ao estresse e, se não for possível acompanhar todas as aulas remotas, pule algumas. Explique a situação à escola e peça ajuda aos professores dos seus filhos.
Escolha as prioridades
Usando a habilidade de foco e persistência, faça um planejamento da semana com tudo o que não pode ficar para depois. O restante, encaixe da maneira que for possível.
Cada coisa na sua hora
O trabalho é importante, é o que mantém as contas em dia. Portanto, precisa ser bem feito. Isso não quer dizer, porém, que deva prevalecer sobre todo o resto. Use a sua empatia para perceber que a família também precisa de atenção e crie momentos de presença integral – com o telefone e o whatsapp desligados – para dar atenção aos filhos e saber como ele estão e de que forma você pode auxiliá-los.
Aprenda a delegar
Se cada um fizer um pouco, todos se ajudam e ninguém precisa ficar sobrecarregado. Use a criatividade para delegar tarefas e se libertar da crença de que você é responsável, sozinha, por tudo o que precisa ser feito.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
3 Comentários. Deixe novo
Precisamos criar possibilidades e manter uma rotina para conseguir seguir nosso dia com mais tranquilidade.
Rotina é a palavra chave para a família conseguir “dar conta” das atividades.
Planejar uma rotina ajuda a família auxiliar o filho nos horários de estudo.