fbpx

Hoje é dia de comemorar o Saci!


Hoje é dia de comemorar o Saci! O dia 31 de outubro, internacionalmente famoso pelo Halloween nos Estados Unidos, também celebra a figura mais popular do folclore brasileiro.

Menino negro traquina. Que pula em uma perna só na velocidade luz. Fuma cachimbo e usa um gorro vermelho. Que é a chave do segredo para aprisioná-lo. Quem consegue pegar o gorro, passa a contar com a ajuda dele.

Decerto, todo mundo que já teve contato com a obra de Monteiro Lobato sabe que estamos falando do Saci. Certamente, uma das mais populares figuras do folclore brasileiro. Foi imortalizada pelo escritor paulista em seu clássico O Sítio do Pica-pau Amarelo. Desde 2004 o Saci ganhou um dia para ser celebrado. Não por coincidência, na mesma data do internacionalmente famoso Halloween. A Festa das Bruxas.

Mas por que celebrar o nosso Saci, em lugar de festejar as feiticeiras norte-americanas? Bruxa tem passaporte?

A principal razão para que o Saci seja lembrado é manter vivo, nas novas gerações, o nosso folclore. Ou seja, a representação de nossa cultura e identidade. Formado por um conjunto de lendas, canções, brincadeiras, danças, festividades e sabedoria populares. O folclore nos ajuda a entender nossas origens e tradições.

Hoje é dia de comemorar o Saci! Na educação, o folclore e a cultura popular são importantíssimos. Em resumo, são ferramentas eficientes para auxiliar no processo de alfabetização.

A fim de explicar melhor essa importância, a Mind Lab organizou uma live sobre o tema. Todavia, caso ainda não tenha visto, o vídeo está disponível em nosso canal do YouTube!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu