Festa Junina socioemocional!
Festa Junina socioemocional! Descubra todas as habilidades que seu filho ou filha pode desenvolver com uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira!
Chegou o mês do arraial, com direito a fogueira, roupas coloridas, brincadeiras divertidíssimas e comidas gostosas que nos remetem à nossa infância.
No nosso texto de hoje, vamos mostrar como a tradicional Festa Junina, além de promover a preservação da cultura brasileira, pode se transformar numa excelente oportunidade para desenvolver 5 habilidades socioemocionais.
E tudo isso enquanto você e seu filho, ou filha, se divertem!
Boa leitura e um bom arraial!
- Sociabilização – A primeira habilidade promovida por uma boa Festa Junina, sem dúvida, é a de conviver socialmente. Afinal, estamos diante de uma festa coletiva. Permitir a convivência e a integração entre famílias, crianças, professores e professoras e equipe escolar é um dos motivos para a realização de uma Festa Junina nas escolas. Essa socialização pode ser impulsionada se a escola de seu filho ou filha envolver alunos e alunas na preparação da festa. Essa participação pode acontecer por meio da escolha do tema da festa, das músicas típicas que serão tocadas nas apresentações das crianças e dos jovens, na organização do cardápio de comidas típicas que serão levadas pelas famílias e na escolha das brincadeiras que estarão disponíveis nas barracas. Além da execução, claro, da decoração de todo o ambiente da escola.
- Lidar com derrota e a vitória – Algumas das brincadeiras tradicionais, como a Corrida do Saco, por exemplo, além de permitir a sociabilização e a diversão, são ótimas oportunidades para desenvolver a habilidade de lidar com a frustração – em caso de derrota –, ou com o sucesso – em caso de vitória. Além de desenvolver também as habilidades de autoconhecimento, análise da situação e planejamento para superação de desafios.
- Trabalho em grupo – Olha a cobra! É mentira… A tradicional quadrilha de São João, além de permitir o exercício do corpo com a dança – uma das atividades mais completas do ponto de vista físico –, facilita o desenvolvimento da habilidade socioemocional de trabalho em equipe. Ela também desperta a atenção ao próximo para garantir a execução dos passos específicos da dança.
- Pensamento estratégico – E quando você precisa fazer escolhas analisando o contexto da situação? O tradicional jogo da argola, que requer habilidade motora e planejamento dos prêmios que se pretende conquistar, se transforma numa excelente atividade para ensinar seu filho ou filha a avaliar o grau de dificuldade e tomar decisões sobre o caminho a percorrer para garantir algum prêmio.
- Autocontrole – Assim como na vida real, na Festa Junina também a Pescaria é uma brincadeira que exige paciência, coordenação motora e autocontrole, uma habilidade socioemocional fundamental para que seu filho aprenda a trabalhar a ansiedade e o estresse.
Conexão com as raízes e tradições
Além de proporcionar o desenvolvimento dessas 5 habilidades socioemocionais por meio de atividades, a Festa Junina pode também se transformar numa oportunidade para desenvolver a empatia, por meio da desmistificação do modo de vida no campo.
Com a crescente urbanização de nossas cidades, é comum que nos afastemos do estilo de vida rural. Esse afastamento começa a gerar desconhecimento, que leva a criação de estereótipos e preconceito.
A retomada das tradições, com contação de histórias orais e localização da origem desses festejos e mitos do folclore, contribuiu para combater eventuais preconceitos e para ampliar a visão de mundo de seu filho ou filha.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (223)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)