fbpx

Crie uma Festa Junina em casa!


Junho chegou, mas a Covid-19 não permitirá que tenhamos Festa de São João… Pelo menos, não nos moldes tradicionais. Porém, nada impede que você crie uma Festa Junina em casa para se divertir com as crianças, sem colocar ninguém em risco.

Apesar de ter origem na Europa, a Festa Junina se transformou numa das tradições mais bonitas da cultura brasileira. Ao misturar a celebração dos santos católicos João, Pedro e Antônio com rituais tradicionais de agradecimento à colheita, a festa ganhou cardápio, vestuário e rituais típicos que são a cara do Brasil. Desse modo, se tornou nossa tradição.

Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, o mais provável é que as festas não aconteçam , uma vez que as aglomerações devem ser evitadas. Porem, nada impede que você faça uma Festa Junina particular, com seus filhos, dentro de casa. Em resumo, o que você vai precisar:

Decoração ­

As tradicionais bandeirinhas podem ser confeccionadas com retalhos de panos antigos, papel colorido e até páginas de revistas velhas. Basta recortar quadrados no tamanho 15×15 cm. Depois, faça dois tipos de recortes: em metade das bandeirinhas, tire um pedaço em forma de triângulo na parte central da base e, na outra metade, corte as pontas dos dois lados, formando o triângulo no meio. Com isso, você obterá formas assim:

Depois, é só estender um barbante pelo cômodo da sua casa onde vai ser o arraial e pendurar as bandeirinhas, alternando os formatos e cores.

Além das bandeirolas, você pode também usar uma toalha xadrez para cobrir a mesa onde ficarão os quitutes e confeccionar pequenos cones de cartolina colorida para colocar pipoca e amendoim. Para fazer os cones, basta cortar losangos de 15×15 cm unir as duas pontas laterais no centro. A etapa da dobra por cima é opcional. Só para ilustras:

Com os cones de diferentes cores prontos, uma sugestão é colocá-los dentro de um chapéu de palha, sobre a mesa.

Outra ideia que faz muito sucesso é criar uma minibarraca para as paçocas e pés-de-moleques.

  1. Para isso, forre um dos lados maiores de uma caixa retangular média com um retalho de pano xadrez, ou de EVA colorido. Esse será o tabuleiro da barraca.
  2. Nos quatro lados ao redor, cole palitos de sorvete de forma a cobrir a volta toda da caixa. Com o intuito de dar sustentação.
  3. Nos quatro cantos, cole palitos de churrasco e amarre barbante ligando os cantos opostos.
  4. Finalmente, pendure mini-bandeirinhas no barbante.

A barraquinha pode ficar sobre a mesa com as paçocas, por exemplo.

E a fogueira?

Se você mora numa casa com quintal, considere a possibilidade de fazer uma fogueira de verdade. Mas, se mora em apartamento, você pode fazer uma fogueira decorativa.

  1. Enrole 12 folhas de EVA quadradas, na cor marrom para formar cilindros. Fixe a borda com cola quente, para fazer as “toras de lenha”.
  2. Monte as toras numa base quadrada. Você também pode usar cilindros de papelão que ficam no centro do rolo de papel alumínio, caso tenha em quantidade suficiente.
  3. Para o fogo, você vai precisar de duas folhas de papel celofane na cor amarela e duas na cor laranja. Coloque as folhas dentro da base que você acabou de montar, começando pela de cor laranja e alternando com a amarela. Deixe as pontas para fora.
  4. Finalmente, para dar mais realismo, coloque um pisca-pisca de árvore de Natal no interior do celofane e, na hora da festa, ligue na tomada. Sua fogueira vai arrasar.

Quitutes

Festa Junina é sinônimo de comida típica. Entre as receitas que você pode pesquisar na internet estão as dos tradicionais bolo de fubá, canjica de milho, arroz-doce, pé-de-moleque, paçoca, curau e pamonha. Escolha o que julgar mais fácil para fazer com seus filhos e compre prontos aqueles que julgar muito complexos, dessa forma a festa fica completa.

Trilha sonora

Por fim, pesquise no seu serviço de streaming uma lista de músicas típicas de Festa Junina afim de deixar o momento mais característico. A maioria deles já tem separado esse gênero. Daí, basta escolher as músicas que lhe agradam e montar a sua própria lista.

Com o cardápio, a música e a decoração prontas, é só caprichar nas roupas e maquiagem. E não deixe de dançar a quadrilha com as crianças e brincar muito!


12 Comentários. Deixe novo

  • Ana Lúcia Protásio de Almeida
    junho 4, 2020 22:14

    É uma forma de brincar o São João, tem família que poderá fazer um rastape com comidas típicas em casa e outra forma. A criatividade manda nas festas.

    Responder
  • Vânia Rodrigues da Silva
    junho 9, 2020 21:52

    Nesse cenário atual, toda boa ideia será muito bem-vinda. Criatividade sempre.

    Responder
  • Sandra Mandarano
    junho 9, 2020 22:30

    Fiz uma aqui em casa no domingo passado, dia em que seria a festa Junina na escola do meu filho. Recortei umas bandeirinhas pra ele colar no fio de nylon, fiz canjica, pipoca, ele quis fazer um pudim e o pai fez pastel….kkkk Pôs sua camisa xadrez e brincamos de iô-iô, pular corda, bola no alvo (para quem não tem é só improvisar umas bolinhas de papel e uma caixa de papelão para acertar as bolinhas dentro) e pusemos umas músicas juninas pra dançar ! Meu filho de 8 anos disse que foi o melhor dia da semana !!!! Valeu muito à pena….

    Responder
    • Manoela Frug
      junho 10, 2020 11:51

      Ficamos muito felizes em receber relatos como esse! Que vocês continuem se divertindo em todas as situações, criando brincadeira e lidando com a vida de forma lúdica!

      Responder
  • Marli André Saraiva
    junho 12, 2020 18:06

    adorei as dicas!!!

    Responder
  • Profa. Débora Maria
    junho 14, 2020 22:16

    gostei! e vou inserir duas dessas ideias para fazer minha aula on-line dessa semana.

    Responder
  • Marcia Gomes da Silva
    junho 16, 2020 12:38

    Nossa muito criativa a ideia. Meu pessoal aqui em casa ficaram muito empolgados.

    Responder
  • Edenilda Carvalho Sousa de Godoy
    junho 16, 2020 18:57

    gostei muito das dicas.

    Responder
  • Antonia Couto
    agosto 28, 2020 02:25

    Fizemos uma festa junina familiar, foi incrível porque trabalhamos juntos para organizar, decorar e fazer os pratos típicos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu