fbpx

Como funciona a metodologia do Programa MenteInovadora?


Como funciona a metodologia do Programa MenteInovadora? Nos nossos posts mais recentes você aprendeu que a tecnologia é uma importante aliada da educação socioemocional  e que a gamificação  é uma tecnologia que aplica os princípios do jogo com propósitos pedagógicos para ampliar a aprendizagem de crianças e jovens.

Aprendeu também que a Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, utiliza largamente essas duas aliadas no Programa MenteInovadora.

Mas afinal, como funciona a metodologia do Programa MenteInovadora? Como ele é aplicado no dia a dia da escola?

São essas duas dúvidas que nós vamos responder no nosso artigo de hoje, com um passo a passo de como o Programa MenteInovadora é implementado nas escolas parceiras.

 Formação da equipe docente

Sempre que uma escola nova ou rede pública se torna nossa parceira e adota o Programa MenteInovadora, nossa primeira preocupação é com o desenvolvimento dos profissionais que irão atuar em sala de aula com a nossa metodologia.

Afinal, o papel do professor é central em qualquer processo de ensino e aprendizagem e não poderia ser diferente no Programa MenteInovadora.

A equipe pedagógica da MindLab trabalha em conjunto com o time de gestores da escola e com os professores que irão implementar o MenteInovadora. Num curso online de 20 horas iniciais de formação, esses professores se aprofundam nos três pilares sobre os quais se sustenta a metodologia do programa: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores mediadores. Ao longo do ano, o time faz tutorias online com os professores para saber das aulas, dar dicas e sugestões de como aprimorar cada vez mais o trabalho com a metodologia.

Depois dessa formação inicial, os professores mediadores contam com desenvolvimento contínuo, por meio remoto, prestado pela equipe pedagógica da Mind Lab. Esse atendimento serve tanto para sanar dúvidas e corrigir rumos, como também para dar continuidade à formação desses professores à medida em que eles avançam na condução da aulas de MenteInovadora e se tornam craques em inovar nas aulas.

Os jogos de tabuleiro

Depois de formado, o professor começa a trabalhar os jogos de tabuleiro nas aulas de MenteInovadora, que são integradas à grade curricular da escola. A cada idade as crianças trabalham jogos diferentes, de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos no Currículo Integrado desenvolvida pela equipe pedagógica da Mind Lab.

Jogando em duplas ou em grupos, dependendo da faixa etária ou do objetivo do professor, os alunos vivenciam situações semelhantes às que enfrentamos todos os dias em nossa vida profissional ou pessoal. Tomadas de decisões, análise e resolução de problemas, trabalho em conjunto, soluções criativas e gerenciamento das emoções são alguns exemplos de habilidades exercitadas por eles enquanto se divertem com os jogos de tabuleiro.

Os Métodos Metacognitivos

A diversão é ótima e os jogos são sempre um sucesso entre os alunos do Programa MenteInovadora. Todas as situações vivenciadas, porém, não podem ficar apenas no campo do intangível. É preciso estimular as crianças e jovens a refletir sobre a forma como agiram, as decisões tomadas, as emoções que sentiram no calor do momento.

Ao pensar sobre esses aspectos, eles passam a entender os próprios mecanismos de ação e reação e ganham a capacidade de atuar conscientemente sobre eles. 

É aí que entram os Métodos Metacognitivos. Eles ajudam os alunos do MenteInovadora a criar mecanismos que os auxiliam a transpor as habilidades aprendidas para outros campos da vida como o relacionamento com os colegas, a organização dos estudos, a definição de metas, entre outras.

Entre os Métodos Metacognitivos estão o do Alpinista, Árvore do Pensamento, Aves Migratórias, Detetive, Equilibrista, Escada, Espelho, Filmadora, Filtro, Pintor, Semáforo e Tentativa e Erro. Quer saber em detalhes como funciona cada um deles? Então clique aqui para receber um e-book exclusivo, totalmente gratuito, sobre os Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora .

O Professor Mediador

O professor é um elemento chave na metodologia do Programa MenteInovadora. É ele quem faz a introdução sobre o tema que será abordado em cada aula antes de iniciar o trabalho com os jogos.

Durante as partidas, ele faz perguntas que ajudam a organizar o pensamento, mostra a aplicação prática do Método Metacognitivo em destaque naquela aula, indica possíveis caminhos, gerencia debates e promove reflexões que levam os alunos ao autoconhecimento. Essa mediação ativa faz com que os alunos desenvolvam estratégias para lidar com os desafios.

Ao final da aula, o grupo conversa sobre as situações vivenciadas e o professor os encoraja a fazer relações com situações do cotidiano. É nesse momento que o professor mediador garante a transposição das habilidades desenvolvidas para a vida.

A participação da família

Nós, na Mind Lab, acreditamos que a educação socioemocional não pode ficar restrita apenas ao ambiente escolar. A participação da família  na formação dos valores de crianças e jovens é muito marcante. Por isso, o programa MenteInovadora tem a preocupação de engajar também pais e mães nas práticas da metodologia, para que crianças e jovens possam continuar desenvolvendo em casa aquilo que aprenderam na escola.

Para que essa etapa seja efetiva, todos alunos participantes do Programa MenteInovadora recebem o Livro da Família. Ali, conteúdos especialmente elaborados pela equipe pedagógica da Mind Lab preparam pais e mães para o que esperar das atitudes e comportamentos de seus filhos em cada idade e orientam sobre agir diante de cada situação.

Você também pode ter uma prévia desse tema em nossa série aqui no Vida Inovadora: 456, 78910111213141516 e 17 anos.

O livro vem acompanhado de uma versão para destacar e montar de um dos jogos que será usado pela criança ou jovem nas aulas de MenteInovadora, para que toda família possa se divertir junta enquanto reforça as habilidades socioemocionais desenvolvidas.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Programa MenteInovadora? Acesse o nosso site. Assista aos nossos vídeos e confira os depoimentos de famílias que participam ou já participaram do programa. 

E ai? Entendendo como funciona a metodologia do Programa MenteInovadora?


 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu