Como despertar o amor pela natureza
Falar sobre a natureza e sobre a proteção do meio ambiente para as crianças que vivem na cidade é sempre muito importante. Assim, pais e mães podem despertar o amor pelo assunto e a consciência ambiental ajudando a capacitar a próxima geração a agir rumo a um futuro mais sustentável.
Ao abordar os conceitos relacionados à natureza e à proteção do meio ambiente, as crianças desenvolvem uma consciência sobre a importância de preservar os recursos naturais. Além disso, ao introduzir livros relacionados ao tema, é possível promover a leitura conjunta entre pais e filhos, fortalecendo o vínculo familiar.
Primeiramente, é importante destacar que a Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas, considera o tema natureza e preservação ambiental como um complemento valioso para o conjunto de habilidades que promove.
A seguir, listamos três atividades e livros que proporcionam experiências significativas e despertam o amor e conhecimento sobre a natureza.
Caça ao tesouro
Uma atividade interessante é a caça ao tesouro da natureza. Nela, as crianças são incentivadas a explorar um local ao ar livre, como um parque ou jardim, em busca de itens da natureza, como folhas, pedras e flores. Ao final da atividade, as descobertas são compartilhadas e discutidas, permitindo que as crianças conheçam melhor os elementos naturais e, assim, também despertem o amor pela natureza.
Como dica de livro, sugerimos “Natureza Fora da Caixinha“, de Bete Rodrigues e Juliana Gatti, com ilustração de Helena De Cortez. O livro traz uma linguagem informativa e acolhedora sobre a natureza e sua biodiversidade para o universo das crianças. Na história, a mãe dá exemplos para seus filhos, oferece escolhas e encoraja a interação deles com os mais diversos elementos da natureza em variadas atividades lúdicas e úteis.
Observação de pássaros
Outra atividade interessante é a observação de pássaros. Nessa atividade, as crianças são convidadas a visitar um local tranquilo, como um parque com árvores, e utilizar binóculos para observar as aves em seu habitat natural. A identificação das espécies e o registro das observações incentivam a compreensão da importância da preservação das aves e de seus habitats.
Como sugestão de leitura, indicamos o livro “Lá fora – guia para descobrir a natureza“, de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário. Esse livro informativo e ilustrado explora o mundo fascinante das aves. E proporciona conhecimentos sobre suas características e curiosidades, o que leva a criança a despertar o amor pela natureza.
Horta caseira
Uma terceira atividade enriquecedora é a criação de uma horta ou jardim caseiro. Mesmo em espaços limitados, como apartamentos, é possível reservar um espaço para cultivar ervas, vegetais ou flores. Envolvendo as crianças em todas as etapas, desde o preparo do solo até a colheita, elas aprenderão sobre os ciclos de vida das plantas e a importância de escolhas alimentares saudáveis.
Como dica de livro, sugerimos “Brinque e aprenda na horta“, de Milene Gonçalves. Esse livro aborda a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância e incentiva a participação ativa das crianças nos processos relacionados à alimentação.
O despertar do amor pela natureza
Ao ensinar as crianças sobre a importância da natureza e da proteção ambiental, estamos contribuindo para a construção de uma mentalidade de preservação nas gerações futuras. Essas crianças se tornarão adultos conscientes e engajados, capazes de tomar decisões e medidas para preservar o meio ambiente e construir um futuro sustentável. E como também passar isso para os filhos de uma maneira prática? Os jogos de raciocínio da MindLab, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, destacam alguns recursos presentes no seu circuito de jogos educativos que buscam transmitir aos alunos a importância de valorizar os animais, respeitar as diversidades e cuidar da natureza.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)