fbpx

Coronavírus, home office e filhos: como conciliar a vida pessoal, profissional e familiar


No momento atual, infelizmente, os casos de coronavírus (Covid-19) não param de aumentar, no âmbito nacional e global. Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, precisamos ficar em casa evitando aglomerações até segunda ordem. Por esse fato, muitas empresa adotaram o home office.

Sendo assim, quem tem filhos precisa conciliar a rotina de trabalho com a convivência com o parceiro(a) e cuidados com as crianças, que também estão em casa.

Como fazer isso?

As famílias que estão transformando o lar em um lugar de home office precisam, juntos, criar uma divisão e programação das tarefas diárias para que, dessa forma, tudo consiga ser feito da melhor forma e sem estresse.

Portanto, paciência, diálogo, disposição e organização são palavras-chave para manter a harmonia dentro de casa nessa situação de ruptura com a rotina, de incertezas e muita insegurança.

O papel dos pais na quarentena é criar uma nova rotina com novas estratégias de convivência. Sabe aquela cartolina parada dentro do armário, aquele quadro branco ou lousa no quarto das crianças? Então, use! Faça um cronograma da rotina e, com certeza, a visualização ficará mais fácil.

Comunicar-se com as crianças é muito importante no momento. Por isso, deixe claro para elas quais são os horários para dedicar-se às atividades escolares, quais são liberados para assistir TV, quais são para brincar e também quais são os seus horários disponíveis para estarem com elas.

Quarentena não é férias!

A criança precisa realmente entender que estar em casa não é sinônimo de férias para ela nem para você. Eles precisam internalizar que permanecer em casa é uma obrigação diante da situação, mas que os deveres do dia a dia, tanto para eles quanto para os adultos, continuam os mesmos.

Possivelmente, o maior desafio para os pais ou responsáveis dos pequenos seja o home office. Muitas vezes, a criançada não compreende a necessidade de deixar os pais por algumas horas, pois querem companhia e atenção dos adultos.

A dica é criar um cantinho especial da sua casa para trabalhar e apresentar aos pequenos para que eles entendam que é o seu local de concentração onde deve cumprir seus deveres e precisará ficar sozinho e focado..

Técnica Pomodoro

Para ajudar nesse momento novo, há uma dica muito válida! Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Isso mesmo! Apesar de soar como uma técnica para fazer molho de tomate, ela vai longe disso.

Essa é uma técnica que nos ajuda a gerenciar melhor o tempo para aumentar a produtividade e o foco na realização de tarefas pessoais e profissionais. Então a primeira coisa a ser feita, são as cinco etapas: planejamento das tarefas do dia; percepção e rastreamento de esforços; registro de atividades diárias; processamento do que foi feito e visualização de áreas para melhoria.

Ela funciona da seguinte forma: escolhe-se uma tarefa e ativa o cronômetro para 25 minutos. Nesse tempo, a atividade deve ser desenvolvida sem distração e interrupções. Ao fim, uma pausa de 5 minutos para, então, recomeçar o ciclo por mais quatro vezes. Após isso, a pausa deve ser entre 15 a 30 minutos. Atenção: não ficar horas na mesma atividade pode trazer mais foco!

Divisão de tarefas com parceiro(a)

Colaboração e compreensão do parceiro(a) também são essenciais para passar por esse momento de forma mais leve. Principalmente agora, é o momento de dividir tarefas domésticas e os cuidados com as crianças. Usar o Método do Detetive é outra dica boa para descobrir e determinar as prioridades. Quem sabe, não sobra um tempo para um jantar (em casa mesmo) para o casal?

O coronavírus é uma oportunidade para aprendermos mais sobre autoconhecimento, empatia e trabalho em equipe, que são competências socioemocionais essenciais para momentos de crise. Juntos, qualquer família é mais forte e capaz de superar momentos complexos. Respirem fundo, tenham força e continuem em casa! Aliás, como está sendo a rotina e divisão de tarefas por aí? Compartilhe conosco e com outras famílias nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu