fbpx

Alerta Inverno: quais são os principais cuidados com as crianças nesta época do ano?


Apesar de delicioso, o inverno exige seus cuidados!

Com baixas temperaturas e um clima bem mais seco que o comum, é essencial redobrar a atenção para aproveitar o friozinho da melhor forma: com muita saúde e energia.

Quer saber como? É só continuar lendo!

Cultive uma boa alimentação

O clima durante o inverno torna propício o surgimento de diversas doenças, e para escapar delas o ideal é apostar em uma alimentação nutritiva e rica em vitaminas.

Alimentos que contenham vitamina C, por exemplo – como acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre, entre outros – são os mais indicados para compor a dieta durante esse período, visto que suas propriedades ajudam a fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo protegido.

Mantenha-se hidratado

O clima naturalmente seco dessa época do ano, atrelado ao esforço ainda maior do corpo para conseguir realizar as atividades do dia a dia e, ao mesmo tempo, se manter aquecido, exige hidratação constante para, assim, manter o ritmo do metabolismo e evitar o mal-estar.

Vale, portanto, incentivar a ingestão recorrente de água seja dentro ou fora de casa. Tendo uma garrafa de água sempre ao lado, por exemplo, essa prática torna-se bem mais fácil. 

Não esqueça o protetor solar

Outra dica importante, mas que acaba caindo em desuso por estar relacionada ao calor é o uso do protetor solar.

Diferente do que se pensa, a aplicação durante o inverno também deve ser constante, visto que mesmo nos dias frios e nublados, os raios solares nocivos à saúde (UV) continuam nos atingindo.

Sem contar as próprias luzes artificias, que também atuam manchando a pele.

Cuidado com temperaturas muito altas

Ao tomar banho ou somente lavar mãos e rosto durante o inverno é comum preferir temperaturas mais quentes para afastar o frio.

No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose. Quando muito quente, a água pode prejudicar a saúde da pele, principalmente em locais mais sensíveis como o rosto, causando ressecamento e podendo até gerar queimaduras mais graves.

Mantenha os ambientes arejados

Abrir portas e janelas, pelo menos durante algumas horas do dia, permite a entrada de sol nos cômodos e a circulação do ar, fatores que ajudam a combater a proliferação de vírus e bactérias, prevenindo o surgimento de doenças – especialmente aquelas transmitidas por vias aéreas.

Atenção com roupas e cobertores guardados há muito tempo

É comum que roupas mais pesadas e cobertores fiquem, por um bom período de tempo, guardados lá no fundo do armário, só esperando as temperaturas voltarem a baixar.

Dessa forma, quando o frio finalmente chega, vale tomar alguns cuidados antes de reviver essas peças. Como por exemplo, lavá-las e secá-las em ambientes arejados, para, assim, remover todas as impurezas que possam ter ficado impregnadas.

Agora, depois de todas essas dicas, você já está mais que preparado para curtir muito o frio, garantindo o melhor da estação para toda a família!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu