Meu filho quer trocar de escola. O que devo fazer?
Essa é uma questão comum e até bastante recorrente em muitas famílias.
Em algum momento da trajetória escolar, o filho ou filha manifesta o desejo de trocar de escola.
A grande questão é: em que situações os pais e mães devem acatar a esse desejo?
Uma coisa que precisa ficar muito clara, de partida, é que a responsabilidade pela escolha da escola e pela educação das crianças é sempre do pai e da mãe. O que não significa que os responsáveis não possam atender a esse pedido.
A decisão vai depender de uma combinação de fatores, como veremos a seguir..
Para ajudar os pais e mães a navegarem por essa situação com tranquilidade, vamos acionar 5 habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora.
Vem com a gente.
Habilidade 1 – Análise da situação
A primeira habilidade socioemocional a ser ativada pelos pais e mães diante dessa situação é a de análise do problema.
Um método metacognitivo muito útil nesse diagnóstico é o Método do Detetive.
Entre outras habilidades, ele nos ajuda a localizar a situação-problema e a descobrir pistas e produzir informações para chegar a uma solução.
Fazendo as perguntas certas você vai conseguir identificar o que está levando seu filho ou filha a pedir para trocar de escola.
Ele ou ela tem tido dificuldades de relacionamento? Há alguma situação de bullying ou violência no ambiente escolar? Ele ou ela tem se mostrado muito desmotivado?
Tente entender o que está por trás desse pedido de ajuda. Essa informação vai ajudar na tomada de decisão mais consciente.
Habilidade 2 – Autoconhecimento
Um segundo passo, a partir do diagnóstico inicial, é entender como você – pai ou mãe – enxerga o trabalho que vem sendo realizado pela escola.
Você se sente satisfeito com os resultados que seu filho apresenta, tanto cognitivos, como socioemocionais? Há algo que você acredita que poderia ser melhor? Os valores da escola são compatíveis com os da família?
Um método metacognitivo muito útil nesta etapa é o Método do Espelho.
Ele nos ensina a refletir sobre nossos pensamentos, sentimentos e ações para nos ajudar a entender como nos sentimos diante de uma situação desafiadora, promovendo o autoconhecimento e auxiliando na tomada de decisão mais consciente.
Habilidade 3 – Projeção de cenários
Sabendo qual problema motiva o pedido de seu filho e como você se sente em relação à escola atual, o passo seguinte é analisar possíveis cenários em caso de mudança, e também em caso de permanência na escola.
O Método do Equilibrista pode ser de grande apoio nesse momento, uma vez que nos ensina a manter o equilíbrio em situações complexas que envolvam resolução de problemas e tomada de decisão.
Imagine, com seu filho ou filha, o que precisaria mudar na escola atual para que ele ou ela se sentisse confortável para permanecer nela.
Faça uma lista dos pontos negativos e imagine possíveis soluções para esses pontos.
Talvez vocês só consigam imaginar abordagens positivas para alguns dos pontos, e para outros não. Isso é normal.
Nesse caso, vale aprofundar a análise para tentar entender o peso de cada ponto sem perspectiva de melhoria.
Habilidade 4 – Tomada de decisão
Até aqui, vocês fizeram um diagnóstico detalhado da situação. Agora é hora de tomar uma decisão.
Se a decisão for pela troca, vocês vão precisar identificar qual será a nova escola. Isso vai exigir uma pesquisa, com visitas e avaliação de diferentes opções.
Nessa etapa, o Método Metacognitivo do Filtro pode ser um bom aliado para a tomada de decisões. Ele nos ajuda a filtrar as informações realmente relevantes para a tomada de decisão.
Habilidade 5 – Planejamento
Existe a possibilidade, porém, de vocês decidirem permanecer na mesma escola.
Nesse caso, é importante planejar uma abordagem assertiva sobre cada problema que está afligindo seu filho ou filha, de forma a superá-los para que a permanência na escola se torne possível.
Use o Método Metacognitivo da Escada para planejar a resolução dos problemas passo a passo, por meio de uma sequência correta de ações.
Para encerrar
Para finalizar este texto, gostaríamos de deixar uma frase para reflexão:
- Muitas vezes, mais importante do que o resultado, é o processo.
Uma situação como essa, em que o filho ou filha quer trocar de escola, poderia ser resolvida de maneira sumária.
Bastaria um não, fazendo valer a sua vontade. Ou um simples sim, atendendo ao pedido da criança ou do jovem.
Soluções simples, porém, nem sempre são as melhores.
Uma imposição sua poderia gerar problemas cognitivos e psicológicos, caso o pleito de seu filho tenha base em questões genuínas.
Por outro lado, uma simples aceitação do pedido dele ou dela poderia ensinar, indiretamente, que o mundo deve se adequar às necessidades dele ou dela, e não o contrário.
Ao utilizar as habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora, vocês estarão fazendo mais do que resolver a permanência ou a troca de escola.
Vocês estarão praticando a capacidade de tomar decisões mais refletidas e embasadas.
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#PrecisamosFalarSobreIsso
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