Educação socioemocional: como trabalhá-la em casa?
Educação socioemocional: como trabalhá-la em casa?
No nosso último texto, você descobriu como a inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvido a partir de um programa bem estruturado de educação socioemocional.
Além disso, descobriu que a educação socioemocional não pode ficar exclusivamente restrita ao ambiente escolar. Por isso, ela precisa ser desenvolvida em casa, por meio de atividades emocionais que reforcem o aprendizado adquirido na escola.
Afinal, é na convivência familiar que as crianças e jovens vão encontrar o ambiente mais seguro para transpor para o dia a dia aquilo que aprendem na escola.
Mas, como você, pai, mãe, pode trabalhar a educação socioemocional em casa?
Então hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre a importância do envolvimento da família em atividades emocionais que garantam a continuidade, em casa, dos valores e comportamentos aprendidos pela criança ou pelo jovem na escola.
Atividade emocional em casa
Uma educação preocupada com o desenvolvimento integral precisa estar atenta às relações entre o que a criança aprende no ambiente educativo formal – a escola – e o que ela aprende no ambiente educativo informal – a família e a sociedade em que ela está inserida.
Dessa forma, é fundamental que pais e mães busquem entender as questões mais urgentes em curso no ambiente escolar. Isso ajuda a planejar, em casa, formas de reforçar os encaminhamentos feitos por professores e coordenadores escolares.
Por exemplo: se há uma situação de bullying acontecendo na turma de seu filho ou filha, é importante atuar de forma a desenvolver a empatia e o sentimento de justiça. Assim, eles se tornam predominantes, auxiliando na prevenção a esse tipo de comportamento e na solução do problema em curso.
Histórias e jogos
Dois recursos altamente eficazes, nesse sentido, são a contação de histórias e os jogos de raciocínio.
A literatura sempre foi um caminho para o aprendizado de incontáveis situações. Isso, sem a necessidade de que o sujeito dessa aprendizagem – no caso, o leitor – tenha de viver aquelas situações na vida real.
A leitura de histórias desde a primeira infância pode promover a reflexão sobre determinadas situações e emoções que você identifique como prioritárias para desenvolvimento em seu filho ou filha. O apoio da professora ou professor de seu filho, nesse caso, é importante na escolha da história a ser lida.
O mesmo acontece com os jogos de raciocínio. No tabuleiro, seu filho ou sua filha pode experimentar situações e emoções e sentimentos por elas desencadeados num ambiente controlado e seguro.
Daí a enorme importância de você encontrar um espaço, na sua rotina familiar, para praticar diferentes modalidades de jogos de tabuleiro com seus filhos e filhas, abrindo oportunidades para refletir sobre as emoções despertadas.
Diálogo entre família e escola
Se a escola do seu filho ou filha já promove a educação socioemocional, a sua família está adiantada em relação àquelas que continuam em escolas que ainda não se preocupam com esse desenvolvimento.
É importante, porém, que a sua família estreite o diálogo com professores, coordenadores e a gestão escolar para garantir o envolvimento no processo de desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Afinal, não dá para esperar um aprendizado pleno se os sinais enviados pela escola e pela família estiverem trocados.
Um programa bem estruturado
Um bom programa de educação socioemocional deve contemplar a participação da família.
O Programa MenteInovadora, por exemplo, promove o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais, éticas e cognitivas não apenas na escola, mas também em casa.
Esse trabalho adicional é facilitado por meio de jogos de raciocínio que fazem parte do material destinado à família.
Depois de aprender o jogo na escola, os alunos têm a oportunidade de praticar em casa por meio de atividades com seus responsáveis. Dessa forma, eles podem compreender as emoções e sentimentos que ele desperta.
Na escola, além de jogar, eles aprendem a utilizar os métodos metacognitivos que facilitam a reflexão sobre as emoções e sentimentos que afloraram no jogo.
Em casa, eles serão capazes de acionar esses aprendizados e de colocar o conhecimento adquirido nas aulas para situações da vida real.
Conheça o programa MenteInovadora e descubra como ele pode mudar o presente e o futuro de sua família e de seu filho! Isso tudo, por meio do desenvolvimento pleno das habilidades socioemocionais. Veja mais conteúdos como esse em nosso blog!
#PrecisamosFalarSobreIsso
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2 Comentários. Deixe novo
[…] que você já tem um pouco mais de subsídios sobre a questão racial no Brasil, que tal escolher um livro para ler com seu filho ou filha no Dia da Consciência […]
[…] que você já tem um pouco mais de subsídios sobre a questão racial no Brasil, que tal escolher um livro para ler com seu filho ou filha no Dia da Consciência […]