A saúde emocional de filhos e filhas
A saúde emocional de filhos e filhas.
Qual o caminho para a felicidade?
Aliás, antes disso: o que é felicidade?
Felicidade é aquilo tipo de coisa que todo mundo idealiza, sabe que é bom e busca incessantemente na vida.
Mas será que todo mundo faz uma pausa para refletir, afinal, sobre o que é a felicidade?
Saúde emocional
Para o psicólogo infantil e escritor Oliver James, autor do livro que vamos indicar hoje, a felicidade é um conceito complexo que pode ter diferentes significados para cada pessoa.
Por isso, o autor defende que o ideal, para conquistar a felicidade, é investir no desenvolvimento da saúde emocional.
Dessa forma, nós, como pais e mães, temos um papel importantíssimo no desenvolvimento da saúde emocional de nossos filhos e filhas.
Cinco elementos
Em seu livro Como Desenvolver a Saúde Emocional, James Oliver constrói a noção de que a saúde emocional é formada por cinco elementos principais:
- Percepção;
- Noção de si mesmo;
- Relacionamentos fluídos;
- Autenticidade; e
- Entusiasmo com a vida.
Ele apresenta também maneiras para que possamos desenvolver cada um deles em busca de uma vida que seja mais plena.
Bagagens emocionais
O livro nos ajuda a entender a influência das bagagens emocionais que trazemos desde a infância e que influenciam a forma como interagimos com as pessoas à nossa volta diariamente.
Nesse sentido, o autor tenta guiar os leitores na tarefa de superar padrões negativos de comportamento para elevar o nível de autoconsciência.
Por isso, é justamente nessa questão dos padrões e da bagagem emocional que ele pode nos ajudar, como pais e mães, a reconhecer as influências que temos sobre nossos filhos e filhas.
Citação
Logo no início do livro, o autor faz uma declaração que nos leva a uma enorme reflexão como pais e mães:
“A maioria de nós nasce emocionalmente saudável. Um bebê sabe exatamente quem é. A maioria das crianças pequenas sabem quem elas são e, quando se sentem seguras, são espontaneamente alegres. (…) É normalmente quando as crianças vão para a escola, em especial entre os 7 e 9 anos, que os desafios à saúde emocional aparecem mais visivelmente. Conforme surgem a pressão para se encaixar e a comparação com os outros, passa a ser cada vez mais comum não ser emocionalmente saudável.”
James Oliver
O autor segue sustentando que a decadência da saúde emocional aumenta na adolescência e início da vida adulta.
Apenas a partir da meia-idade, ou na idade avançada, a saúde emocional encontra espaço para retornar – e, às vezes, isso não acontece.
O temperamento dos primogênitos
Num dos capítulos dedicado à infância, ele elenca alguns comportamentos curiosos verificados no temperamento de filhos e filhas primogênitos em função dessas bagagens emocionais.
- De forma geral, o primeiro filho ou primeira filha tende a escolher o caminho de menor resistência, dando aos pais o que eles esperam dele ou dela e ficando ao lado deles.
- Quando o segundo filho ou segunda filha chega, o primeiro ou primeira faz o que está ao se alcance para tomar conta da situação e subjugar o segundo ou segunda. Como primogênitos, a tendência é de que sejam maiores, mais fortes e tenham maior segurança.
- Nesse ponto, porém, entra o imponderável: se o irmão ou irmã consegue atrair maior atenção dos pais, o primeiro filho ou filha pode ficar com raiva e desenvolver um sentimento de vingança.
- Nós, como pais e mães, temos uma tendência a cobrar de nossos primogênitos ou primogênitas atitudes mais responsáveis, muitas vezes antes do momento em que eles estão prontos para assumi-las. Como resultado, isso faz com que primeiros filhos ou filhas tenham maior probabilidade de se sentirem responsáveis por tarefas de cuidado.
- Com isso, irmãos ou irmãs mais velhos podem se tornar mais conservadores, mais ansiosos ou ansiosas por conservar o status quo de antes do nascimento dos irmãos.
Criação dos filhos
A parte 5 do livro é totalmente dedicada à criação dos filhos.
Assim, entre outros temas, o autor explora a alegria e o entusiasmo nessa tarefa, o papel da maternidade, percepção e bom humor, o papel do parceiro ou parceira nessa criação dos filhos e como gerar bom humor na criação dos filhos
O livro
Como Desenvolver Saúde Emocional, de James Oliver, foi publicado no Brasil pela Editora Objetiva. Com tradução de Cássia Zanon, ele tem 176 páginas e custa entre R$ 27,49 e R$ 42,90.
Visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança! E para saber um pouco sobre o desenvolvimento de crianças, acompanhe a nossa série em nosso blog.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)