A criança a partir dos 12 anos.
Chegou o dia do último post desta minissérie sobre as etapas de desenvolvimento das crianças segundo a teoria do psicólogo suíço Jean Piaget.
Você que vem nos acompanhando nas últimas semanas já aprendeu sobre o desenvolvimento da criança dos 0 aos 2 anos, dos 2 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos.
Hoje vamos falar sobre a criança a partir dos 12 anos.
Em primeiro lugar, nosso objetivo com esta série é esclarecer pais e mães sobre a melhor maneira de lidar com os inúmeros desafios que mudam a cada nova fase de crescimento dos filhos e filhas.
Por isso, nada melhor do que conhecer como se dá o desenvolvimento a partir dos estudos de um dos maiores pensadores da educação.
Jean Piaget (1896-1980)
Relembrando rapidamente a teoria de Piaget, depois de observar o raciocínio das crianças em situações de sala de aula em diferentes idades, o psicólogo suíço dividiu as fases do desenvolvimento infantil em 4 grandes campos:
- Sensório-Motor, dos 0 aos 2 anos (clique aqui para ler sobre esta fase);
- Pré-operatório, dos 2 aos 7 anos (clique aqui para ler sobre esta fase);
- Operatório Concreto, dos 8 aos 12 anos (clique aqui para ler mais sobre esta fase);
- Operatório Formal, a partir dos 12 anos.
Em seguida, vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento Operatório Formal, que começa junto com o início da adolescência, a partir dos 12 anos.
Desenvolvimento Operatório formal
O cérebro se desenvolveu e, a partir de agora, o adolescente adquire uma capacidade cognitiva que se aproxima daquela verificada nos adultos.
Em outras palavras, ele consegue fazer deduções, trabalhar com a abstração, é capaz de elaborar hipóteses mais complexas e acionar o pensamento lógico.
Leitura crítica do mundo
Esse desenvolvimento vai abrir ao adolescente a possibilidade de compreender teorias, doutrinas e conceitos. Dessa maneira, ele passa a ser capaz de fazer uma leitura crítica do mundo em que vive.
Isso inclui, claro, os pais e mães.
Nesse sentido, nesta fase, a compreensão maior de mundo faz com que o adolescente deixe de enxergar as atitudes de seus pais e mães como incontestáveis. Dessa forma, eles passam a criticar bastante as posturas dos adultos quando discordam delas e fazem uso intensivo de ironias para expressar seus descontentamentos.
Independência
Esse movimento acentua a necessidade de conquistar independência e autonomia em relação aos progenitores.
Logo que, eles passam a assumir as próprias opiniões e definir posições em relação a temas do momento, e muitas vezes em desacordo com as opiniões e posições dos adultos, especialmente dos pais e mães. Esse processo, então, forma a personalidade.
Empatia
O desenvolvimento da capacidade de abstração dá ao adolescente a habilidade de aprender a partir das experiências de outras pessoas.
Essa capacidade é importante para que ele aprenda a partir de situações negativas sem ter de vivenciá-las pessoalmente. Por isso, é um momento importantíssimo para o desenvolvimento da empatia, uma habilidade socioemocional que será necessária para o restante da vida.
Planejamento do futuro
Outro desenvolvimento gerado pela conquista do pensamento abstrato é a capacidade de resolver problemas complexos e de planejar o futuro.
Posto que são outras duas habilidades socioemocionais fundamentais para a vida adulta que podem ser desenvolvidas a partir do uso de jogos de raciocínio.
Como estimular
Nós, pais e mães, podemos contribuir com o desenvolvimento cognitivo de nossos filhos de várias maneiras, nas diferentes fases de desenvolvimento.
Algumas ideias de atividades interessantes são:
- Adivinhação: use jogos como o clássico “O que é o que é” para ampliar a capacidade de abstração, estimulando a criatividade;
- Silêncio e imobilidade: brincadeiras que usam o movimento e a parada, como a clássica “Estátua”, desenvolvem o controle motor e ajudam as crianças e adolescentes a adquirir domínio sobre as próprias emoções;
- Jogos de tabuleiro: são o recurso central na metodologia Mind Lab adotado no Programa MenteInovadora, justamente por estimular o pensamento estratégico e hipotético e auxiliar no desenvolvimento das habilidades socioemocionais;
- Canto e movimento: as clássicas brincadeiras de mão, como “Escravos de Jó” e “Adoletá”, exercitam a memória, destravam a inibição e ajudam na flexibilidade cognitiva.
O desenvolvimento do seu filho ou filha
Quer saber exatamente como seu filho ou filha está se desenvolvendo neste exato momento?
A Mind Lab preparou um material exclusivo para ajudar você a entender como se dá o desenvolvimento das crianças e jovens em cada fase da vida.
Clique neste link, preencha os dados sobre o ano escolar do seu filho ou filha e ganhe um vídeo exclusivo e personalizado com:
- Uma explicação sobre a fase de desenvolvimento de seu filho ou filha de acordo com a idade;
- As capacidades e habilidades que ele ou ela vai desenvolver nos próximos meses;
- As habilidades sociemocionais que podem ser intensificadas com a metodologia do Programa MenteInovadora.
- Como você pode fazer a sua parte, intensificando esses desenvolvimentos em casa.
Portanto, visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)