A criança dos 2 aos 7 anos.
Na semana passada, o Vida Inovadora iniciou uma rápida série sobre as etapas de desenvolvimento na vida das crianças.
O objetivo é orientar pais e mães sobre a melhor maneira de lidar com os inúmeros desafios que surgem ao longo da jornada de criar e educar filhos e filhas.
Portanto, para nos guiar nessa série, escolhemos o trabalho de um dos maiores pensadores da educação mundial: o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Fases de desenvolvimento
Baseando seus estudos na observação do raciocínio das crianças na escola, Jean Piaget criou uma teoria que divide as fases do desenvolvimento infantil em 4 grandes campos:
- Sensório-Motor, dos 0 aos 2 anos (sobre a qual falamos um pouco mai sneste outro post);
- Pré-operatório, dos 2 aos 7 anos;
- Operatório Concreto, dos 8 aos 12 anos;
- Operatório Formal, a partir dos 12 anos.
Desse modo, hoje vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento pré-operatório, que se verifica entre os 2 e os 7 anos de idade da criança.
Desenvolvimento Pré-operatório
O grande marco de transição para o início da fase pré-operatória é o desenvolvimento da linguagem. Por isso, Piaget classifica esse momento como surgimento da função simbólica.
Para o psicólogo suíço, o desenvolvimento da linguagem está condicionado ao desenvolvimento da inteligência.
O surgimento da linguagem, portanto, indica que o pensamento da criança ganhou agilidade. Isto pois ela está ávida por descobrir como o mundo se organiza e é capaz de tecer as primeiras hipóteses. Não à toa, esta é a fase dos “por quês”.
Primeiros contatos
A aquisição da linguagem traz mudanças nos campos cognitivo, social e afetivo da criança. Assim, graças à linguagem, ela começa a estabelecer seus primeiros contatos com outros indivíduos.
No entanto, é um estágio ainda muito inicial. A criança ainda não desenvolveu a capacidade de imaginar uma realidade desconectada da existência dela própria. Ou seja, esquemas conceituais e lógica ainda não se fazem presentes neste estágio do pensamento. É por esse motivo que ela atribui, por exemplo, características humanas a brinquedos, animais de estimação e plantas.
Formas de linguagem
Outra coisa comum é o que Piaget chama de linguagem egocêntrica: aquela em que criança conversa com si mesma. Sem dúvida, nos estágios iniciais do desenvolvimento pré-operatório, essa forma de linguagem se destaca.
Com o passar do tempo, cresce o que ele chama de linguagem socializada – que tem a finalidade específica de estabelecer comunicação com o outro. Dessa forma, à medida que a criança cresce, a forma socializada se sobrepõem à egocêntrica.
Os adultos
Nesta fase, a criança nutre sentimentos contraditórios em relação aos adultos que a cercam. Isto porque pais e professores inspiram tanto amor, quanto temor. A vontade desses adultos se torna o critério principal para definição entre o que é bom e o que é mau.
A escrita
A base para a aquisição da escrita, que só acontecerá na fase seguinte, é estabelecida nesse estágio pré-operatório. Ela é formada pelo desenvolvimento da coordenação motora fina.
A criança adquire a habilidade de fazer o movimento de pinça com os dedos, o que vai lhe permitir segurar o lápis para iniciar o processo de escrita.
As brincadeiras
A fantasia ainda reina no campo das brincadeiras. O faz-de-conta e a atribuição de significados a objetos dominam este período. É por isso que cabos de vassoura se tornam cavalos, tampas de panelas viram volantes de carros e baldes viram tambores, por exemplo.
A contação de histórias é importantíssima. Ao ouvi-las, a criança exercita o poder de fantasiar e criar o contexto das personagens.
Os estímulos, portanto, são fundamentais. Além de contar histórias, vocês deve permitir que seu filho ou filha brinque com os objetos para transformá-los em sua imaginação e, dessa forma, conhecê-los.
O desenvolvimento do seu filho ou filha
E você? Sabe dizer exatamente como seu filho ou filha está se desenvolvendo neste exato momento?
A Mind Lab preparou um material exclusivo para ajudar você a entender como se dá o desenvolvimento das crianças e jovens em cada fase da vida.
Clique neste link, preencha os dados sobre o ano escolar do seu filho ou filha e ganhe um vídeo exclusivo e personalizado com:
- Uma explicação sobre a fase de desenvolvimento de seu filho ou filha de acordo com a idade;
- As capacidades e habilidades que ele ou ela vai desenvolver nos próximos meses;
- As habilidades sociemocionais que podem ser intensificadas com a metodologia do Programa MenteInovadora.
- Como você pode fazer a sua parte, intensificando esses desenvolvimentos em casa.
Visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
2 Comentários. Deixe novo
[…] Primeiramente, falamos sobre o desenvolvimento da criança dos 0 aos 2 anos. Ao passo que, na semana passada, o tema foi as conquistas dos 2 aos 7 anos. […]
Tenho uma filha de 4 anos que esta na fase dos porques e tem muita imaginacao e criatividade.