A tecnologia como aliada da educação Socioemocional
A tecnologia como aliada da educação Socioemocional. A incorporação da tecnologia na educação era um antigo pleito dos estudantes. Educadores, todavia, sempre viram a ideia com reservas. Até que enfim a pandemia de Covid-19, em 2020, abriu as portas das salas de aula para a maior revolução tecnológica da história da educação mundial.
Em menos de um ano, a tecnologia invadiu o ambiente pedagógico de maneira definitiva. Sendo assim, sem ela, não teria sido possível organizar o atendimento virtual de boa parte dos estudantes brasileiros. Softwares de reuniões virtuais. Ferramentas colaborativas on-line. Plataformas integradas para execução das atividades. Aplicativos para comunicação instantânea… se tornaram parte obrigatória do material escolar de jovens e crianças por todo o Brasil.
A boa notícia
Nesse caso, é que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem certamente tem a ganhar com esse fenômeno.
A tecnologia, quando bem aplicada, com propósito pedagógico, pode ser de fato uma ferramenta poderosa no desenvolvimento cognitivo e também socioemocional de alunos e professores.
O que ganham os professores?
O uso intensivo de tecnologia já levou professores e professoras a ressignificar o seu fazer pedagógico. As antigas práticas arraigadas de trabalho na frente do quadro foram totalmente reformuladas com o fim de de agregar as ferramentas tecnológicas disponíveis.
O aprendizado adquirido durante o período em que educadores e alunos estavam confinados ao ambiente virtual pode agora ser mobilizado com o propósito de ampliar as fronteiras educativas no retorno ao ambiente físico. Atividades com objetivos claros, potencializando o ensino e novas abordagens do currículo ajudam a desenvolver competências essenciais para o mundo contemporâneo.
E os benefícios para os alunos?
Todos nós somos seres complexos. Crianças e jovens em idade escolar não são diferentes. Estratégias mais flexíveis de aprendizagem, com o uso dirigido da tecnologia, ajudam a sensibilizá-los. As vivências de experiências e atitudes certamente ampliam a conexão com o mundo atual. Nesse sentido, as experiências e atitudes incluem habilidades socioemocionais como empatia, colaboração, trabalho em equipe, respeito, confiança, organização, foco, abertura ao novo, entre tantas outras.
Quer saber mais sobre como a tecnologia atua sobre o desenvolvimento do seu filho ou filha? Então confira alguns dos nossos posts sobre o assunto no Vida Inovadora![CP1]
A tecnologia como aliada da educação Socioemocional
A tecnologia é uma grande aliada do desenvolvimento das habilidades para a vida. A gamificação, por exemplo, sobre a qual falamos detalhadamente neste outro post. Nada mais é do que a aplicação da tecnologia do jogo ao fazer pedagógico. Com o objetivo de ampliar o engajamento dos alunos e potencializar a aprendizagem.
O Programa MenteInovadora, da Mind Lab, faz uso intenso de experiências de gamificação, quer seja em ambientes virtuais quer seja em ambientes físicos. Nas aulas presenciais, o uso de jogos de raciocínio proporciona aos alunos a vivência de situações reais. Para solucionar, nessas ocasiões precisamos utilizar as habilidades socioemocionais. Tudo num ambiente controlado. As emoções vivenciadas, depois, são objeto de reflexão por parte do grupo para permitir a transposição do que foi aprendido no jogo para a vida.
Ademais, o uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem socioemocional, no caso do MenteInovadora, não para nas aulas com jogos de tabuleiro. A Mind Lab disponibiliza para os alunos das escolas parceiras o Mindzup. Em resumo, uma plataforma onde os estudantes podem realizar missões diárias em busca do conhecimento, disputar jogos de raciocínio, e fazer avaliações, além de acessar outros conteúdos. A busca do conhecimento é contextualizado em uma dinâmica de jogo.
O auxílio da tecnologia não se restringe ao exemplo exitoso da Mind Lab.
De forma geral, o emprego da tecnologia com propósito pedagógico amplia o protagonismo de jovens e crianças. Inclusive no processo de aprendizagem e amplia a interação deles com o mundo e com seus problemas complexos.
Para que a tecnologia facilite o desenvolvimento de competências socioemocionais, porém, é preciso que as ferramentas escolhidas tenham um propósito educativo claro, e estejam inseridas no contexto pedagógico.
Quer saber mais? O MenteInovadora usa a tecnologia para ajudar o seu filho ou filha a desenvolver habilidades socioemocionais. E o melhor, ao mesmo tempo em que aprende, ele ou ela também se diverte. Visite a página do nosso site especialmente desenvolvida para as famílias e confira como funciona.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (226)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)