Dicas para estabelecer novos hábitos dentro de casa neste novo ano
O começo de ano é um momento de agradecimento, muitos desejos, pedidos e projeções para o futuro, mas que também deve se voltar às reflexões do que passou. E porque não pensar em novos hábitos?
É tempo de repensar aqueles hábitos antigos que podem ser mudados para melhor, afinal, além de apenas esperar que nossos desejos se realizem sozinhos, precisamos agir.
Como começar?
Assim, aproveitando o embalo do novo ano, que tal ajudar as crianças a transformarem alguns hábitos?
Uma forma dinâmica de encorajá-las a renovarem as ações é incentivando o famoso “bom propósito”. Abaixo, seguem alguns exemplos de metas que podem ser usadas como “bom propósito” e serem estabelecidas dentro de casa a fim de buscar um ambiente mais saudável para toda família.
Bom propósito para aprender a compartilhar
Iniciar 2020 compartilhando brinquedos e objetos com amigos nas férias é muito interessante. A habilidade de dividir é uma das mais importantes de serem aprendidas pelas crianças logo cedo, por isso, pouco a pouco, por meio de bonecos, brinquedos, jogos e até materiais escolares é possível trabalhar, dentro e fora de casa, essa lição.
Bom propósito para recolher os brinquedos
Quase toda criança é expert em deixar brinquedos espalhados pela casa toda, não é mesmo? Mas nesse novo ano, recolher os objetos depois da farra e levá-los ao seu devido lugar pode se tornar rotina. Comece a transmitir a lição de que guardar também é parte da brincadeira e, assim, o hábito torna-se mais leve e o ambiente mais harmonioso para a família toda.
Bom propósito para fazer coisas sozinhos
As crianças aprendem muito ao realizarem tarefas autônomas. Ser independente começa desde cedo ao tomar banho sozinho, comer sem ajuda, vestir-se e colocar os sapatos. Com isso dito, que tal começar a incentivar essa autonomia nesse ano que entra? Vá aos poucos. De acordo com a idade do seu filho, selecione tarefas adequadas e deixe que ele as desenvolva por si só.
Bom propósito para ajudar em casa
Em 2020, vamos incluir a criançada nas atividades de cuidados com a casa. Dessa forma, elas aprendem a se adequar às regras e arcar com responsabilidades desde cedo.
Bom propósito para realizar os deveres
Os deveres da escola devem ser momentos bons para os pequenos. Estabelecer uma rotina escolar, portanto, além de ajudá-los a otimizar o tempo, torna os deveres mais leves, pois os pequenos estarão acostumados com a prática na rotina e não verão as atividades como obrigações desestimulantes.
Bom propósito para fazer um esporte
Ficar menos tempo nas telas de TVs, tablets e smatphones pode ser um objetivo para o novo ano. É hora de deixar as tecnologias de lado e conhecer novas brincadeiras e esportes ao ar livre para explorar.
Bom propósito para ser generoso
Generosidade não é só no começo do ano. Através de gestos pequenos como ajudar um amigo, dar bom dia, agradecer e pedir desculpas ensinam desde cedo sobre respeitar e ajudar o próximo.
Às vezes, pode parecer complicado estabelecer novas práticas dentro de casa. No entanto, com calma e paciência, é possível aproveitar o gancho do ano novo para estimular toda a família – especialmente as crianças – a adquirirem novos hábitos. Conte-nos abaixo como foram as experiências e boa sorte! 🙂
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
Dicas importantes para esse momento de adaptações.