Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?
Seja sobre um universo paralelo repleto de seres fantásticos ou sobre um dia comum na escola, uma boa história faz toda diferença quando o assunto é aprendizado.
Por meio das palavras, torna-se possível viajar pelo mundo da imaginação sem sair da sala de aula, abrindo portas para uma união descontraída e estimulante entre ensino e diversão e transformando o “aprender” em uma experiência muito interessante.
Deve ser por isso que os pequenos adoram
ouvir uma boa história…
Deu curiosidade para saber mais? É só continuar lendo!
Desenvolvendo capacidades cognitivas
Quando contamos histórias de maneira divertida estamos trabalhando tanto a capacidade de raciocínio quanto a criatividade da criançada. Afinal, ao escutar um conto, é natural que a mente trabalhe certa visualização daquilo que nos está sendo descrito.
A partir da união entre a nossa capacidade de criar e o raciocínio lógico que nos permite absorver informações, interligamos dentro da nossa mente descrição e imagem.
Palavra por palavra vamos construindo cenas, dando rostos aos personagens, formatos aos cenários e cores aos ambientes de modo a delimitar interpretações em um processo estimulante, conectando diversas partes do nosso cérebro e fazendo com que elas ajam simultânea e conjuntamente.
Esse fato inclui desde a parte criativa e lógica até a própria articulação da linguagem, já que, sejam histórias contadas verbalmente ou lidas, existe uma expansão não só dos significados, como também do próprio vocabulário das crianças.
Contos também são cultura
Outro ponto importante a ser citado, que está diretamente ligado ao ato de contar histórias, é a transmissão cultural.
No caso do Brasil, por exemplo, o folclore desempenha esse papel perfeitamente, estabelecendo uma ponte superinteressante entre aprendizado e cultura por meio de elementos que chamam a atenção dos pequenos.
Unindo imaginação e informação, os mais novos ficam por dentro de elementos típicos de cada região do Brasil (mesmo sem tê-las visitado), o que é fundamental no que diz respeito à construção da “identidade social” da criança, cada vez mais informada e conhecedora daquilo que forma seu país e sua cultura.
O que podemos tirar de tudo isso?
A imaginação é uma grande aliada no processo de aprendizado dos pequenos e a contação de histórias não poderia ser melhor exemplo de como articular junto dela a fantasia, a realidade, o raciocínio e a criatividade em um estímulo conjunto e enriquecedor ao desenvolvimento infantil.
Imaginar é aprender! E estimular esse processo é garantir que a educação se dê da maneira mais completa possível, explorando a capacidade cognitiva da criançada e permitindo que elas expandam cada vez mais seus horizontes.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
11 Comentários. Deixe novo
A contação de histórias é algo extremamente importante, principamente na Educação infantil, pois as crianças de 0 a 5 anos estão em fase de pleno desenvolvimento e o ato de contar e ouvir histórias, estimula a imaginação, a oralidade, criatividade, desperta o gosto pela leitura, desenvolve o pensamento entre outras habilidades que auxiliam no desenvolvimento infantil.
Através das histórias, as crianças podem desenvolver a imaginação, a criatividade, a linguagem e o comportamento leitor. A contação de histórias desperta também o lúdico, que é uma característica muito importante para seu desenvolvimento, as crianças podem representar os personagens e criar empatia.
Ao narrar uma história o contador transmite em forma de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento da mesma fazendo com que o pequeno ouvinte imagine, viaje e use sua criatividade para entendê-la, desenvolva o pensamento, além de aumentar seu repertório, seu gosto por leitura e artes numa fase tão importante se sua vida.
Com as rodas de histórias, as crianças interagem, participam, além de desenvolver a oralidade e a imaginação.
Podemos oferecer momentos de contação de histórias diversificadas, assim como: varal de histórias, fantoches, livros, entre outros. O acesso é muito importante para que as crianças desenvolvam a imaginação, a oralidade e estimule a ter gosto pela leitura.
Estimular na criança o mundo da fantasia e sonho e vivenciar c ela esse momento usando vários recursos lúdico pode abrir pode abrir portas para um saber infinito, critico e de muitos aprendizados.
Estimular na criança o mundo da fantasia e sonho e vivenciar c ela esse momento usando vários recursos lúdico pode abrir pode abrir portas para um saber infinito, critico e de muitos aprendizados.
E importante apresentar de forma lúdica a fantasia de personagens imaginários estimulando na criança a interpretação do mundo aa seu redor
Ajuda a crianção a desenvolver o repertório linguístico, oralidade, além da imaginação.
Contar de histórias infantis, faz com que tralhamos a nossa cultura, a diversidade.
Professora .currículo Magistério, Licenciatura em Pedagogia, Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e institucional. O conto de historias infantis ,encaminha criança a sonhar ,qual profissão no futuro irá escolher .Esta premissa, com o olhar clínico do professor em sala de aula ,observamos o quanto a criança aprende e se desenvolve sozinha no mundo criativo de cada criança.Gratificante.