Habilidades socioemocionais que crianças e adolescentes desenvolvem na escola
Um dos principais benefícios que a chamada “vivência escolar” traz é a troca de experiências. Além do aprendizado teórico de disciplinas básicas, a escola agrega, e muito, para o crescimento e formação dos jovens, desenvolvendo inúmeras habilidades socioemocionais, as quais são essenciais para se viver em sociedade e já estão, inclusive, contempladas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Qual o papel da escola nesse processo?
A educação, a escola e as habilidades socioemocionais estão fortemente ligadas a partir de um ponto chave: a (con)vivência. Por ser um conjunto de práticas, a educação expande-se para muito além do conteúdo cobrado em exames e lições de casa, tornando-se um processo muito mais abrangente e de diversas etapas.
Os livros, as lousas e os professores ensinam muito mais do que o valor dos números ou o significado das palavras, fazendo do ambiente escolar a fonte principal de aprendizado para que os alunos, desde cedo, estejam aptos a solucionar questões dentro e fora das provas.
A escola explora o educar através da experimentação. A imprevisibilidade de um espaço coletivo traz para os pequenos a sensação real do que é viver. Nas palavras da Diretora Pedagógica da Mind Lab*, Sandra Garcia: “É por meio da vivência cotidiana que elas, as crianças, aprendem a estar no mundo e dão os primeiros passos para a construção de uma identidade própria.”
E é o ambiente escolar o responsável por proporcionar essa vivência coletiva apresentando para as crianças a existência das diferenças em suas mais diversas instâncias, bem como sua fascinante riqueza.
* A Mind Lab é pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada.
O papel do professor no ambiente escolar
Além dos colegas, outra figura de importância dentro do ambiente escolar é a do professor. Atuando como mediador da aprendizagem dos alunos, é ele quem dá voz aos livros, auxiliando os pequenos a transformar o conhecimento em experiência.
Por meio das aulas, com suas dinâmicas específicas e didáticas próprias, os professores exploram diferentes maneiras de não só passar o conteúdo, mas também ensinar as crianças e os adolescentes a utilizarem esse conhecimento com autonomia, e a caminharem com suas próprias pernas.
Cada aula tem sua magia e temática específicas, capazes de trazer conhecimentos novos e instigando, também, os pequenos a desenvolverem algumas habilidades próprias, como:
– Interpretação de cada aula e dinâmica
– Capacidade de questionar
– Habilidade para falar em público
– Senso de coletividade
– Saber esperar e respeitar sua vez de falar
– Lidar com a divergência de opiniões
O que podemos tirar de tudo isso?
Em um cenário onde, dadas as reformas políticas, foram sancionadas MPs que legislam e incentivam o ensino domiciliar, é importante trazer os benefícios da vivência escolar para que se entenda com maior propriedade a influência da sala de aula para o desenvolvimento infantil.
Considerando uma realidade que visa, cada vez mais, o individual, faz-se essencial desenvolver desde cedo a capacidade de não só conviver em grupo, mas também respeitar esse mesmo grupo e toda a sua diversidade.
Ao se partilhar um mesmo ambiente, habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais tais como compreender, aceitar, questionar, respeitar e construir, são colocadas em prática de maneira conjunta, interagindo entre si e melhorando a capacidade dos pequenos de se relacionarem dentro e fora das escolas.
Criar o senso de coletividade é desenvolver habilidades socioemocionais que ajudam a desenvolver jovens-cidadãos conscientes, éticos, empáticos, respeitosos e, acima de tudo, humanos. Afinal, educar transforma!
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O professor faz parte do processo da formação da identidade da criança.
A aprendizagem é uma interação entre professor e aluno, um processo de formação de identidade.