Além de toda diversão, criar um filho é uma tarefa de muito comprometimento e responsabilidade, exigindo dedicação total, afinal, ser o melhor pai do mundo não é para qualquer um, não é mesmo?
Com isso em mente, e aproveitando o #MêsDosPais, nós separamos algumas dicas especiais para te ajudar a continuar sendo o número 1, cuidando e ensinando de maneira cada vez mais saudável e, claro, com muito amor. Acompanhe!
1. Seja a melhor versão de si mesmo
O ambiente e a conduta familiar têm grande influência sobre o comportamento dos mais novos, portanto, cabe a você cultivar bons hábitos como exemplo para que eles se tornem adultos conscientes e corretos.
Afinal, tanto a imagem paterna quanto a materna, são enormes referências para as crianças desde cedo!
2. Esteja e se faça presente
Perguntar sobre o dia, sentar para brincar junto ou ajudar no dever de casa são gestos que de pequenos não tem nada! Por isso, aproveite cada segundo para se doar por inteiro, demonstrando interesse em estar ali, vontade de saber mais e atenção ao que é feito.
Estar presente vai muito além de dividir um mesmo espaço fisicamente. E são nesses momentos em que criamos conexões com os pequenos.
3. Escutar é entender
Dentro de um diálogo, a chave para uma boa troca está no ato de ouvir. Então, comece a escutar o que as crianças têm a dizer.
A partir desse canal, você descobre muito mais sobre eles conseguindo, inclusive, entender melhor seus comportamentos e posturas, o que torna mais fácil a missão de ajudá-los mais efetivamente.
4. Faça da diversão sua aliada
Se fazer presente é também participar ativamente dos momentos de brincadeira. Sendo assim, quando estiver com os pequenos, que tal aproveitar para se divertir com eles!?
Se jogue de cabeça no mundo da fantasia e aproveite para dar muitas risadas, criando boas memórias com a criançada através da alegria que é brincar.
5. Paciência é uma virtude
É fato que as crianças têm energia de sobra para gastar. Assim, para lidar com todo esse movimento de maneira produtiva, a paciência tem de ser a principal aliada.
Por isso, respire fundo e lembre-se sempre: seu papel é fundamental para que os mais novos tirem tudo e mais um pouco dessa fase.
6. Ser pai não te impede de ser amigo
Um bom amigo é aquele com quem você sabe que pode contar. Dessa forma, ter um pai é ter um grande amigo para todas as horas!
Permita-se, portanto, criar uma relação mais próxima com o seu filho e alimente o companheirismo dentro de casa por meio de gestos amigos como: dividir experiências, dar (e receber) conselhos ou também contar (e escutar) histórias.
7. Ser amigo, também não te impede de ser pai
Vale lembrar que junto do
companheirismo, ao papel de pai também cabe a função de educar, o que, por
vezes, pode exigir doses de firmeza e autoridade. Mesmo amigos, impor limites faz-se
necessário. Não se culpe por isso e saiba utilizar do equilíbrio para não
cometer exageros.
Cuidar com dedicação e empenho é o maior
exemplo de amor que um pai pode dar e um filho pode ter!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
10 Comentários. Deixe novo
Ser pai é dar amor, ser dedicação, paciência, honesto, amigo, presente, dar limites e acompanhar o desenvolvimento do filho.
A missão de ser pai não é tarefa fácil,
mas com certeza um privilégio, portanto vamos aprender e ensinar os nossos filhos e filhas serem melhor que nós…
Tive boas ideias !
Com a opinião de vcs são ótimas tinha me esquecido disso ,meu pais foram dessa forma comigo
Hoje faz o décimo dia desde que eu me tornei papai. Daí que eu senti a necessidade de ir atrás de conhecimentos de como ser um Pai.
Portanto, dentro vários que eu constatei, acabei deparando-me também com este conteúdo simples e rico, e obviamente será muito útil pra mim. O meu muito obrigado🙏
Quero ser o melhor pra minha família
eu queria muito que meu pai tivesse lido isso antes, mesmo sabendo que ele não iria aprender nada, não ia entrar na cabeça dele! mas tenho certeza, que algumas pessoas que leram isso hoje em dia antes de ser pai, serão pais perfeitos.
Estou buscando conhecimentos para evitar certos erros que provavelmente viria a cometer pela falta de sabedoria, a minha “Flor” está concebida e aguardamos um filho. Queremos cuidar e dar o melhor de nós a ele.
Isso você está certo tem que ter responsabilidade e ser pai
Parabéns pelo essas dicas pra eu me tornar um pai mais tarde eu tenho 13 anos sou autista sou jogador de futebol eu quero me tornar um rei do futebol ou outro título de futebol eu quero ter uma família linda e ser ótimo pai. E der filho lindo e der responsabilidade eu sou da seleção brasileira sub 13 e sou camisa 10😍😍😍🥰🤩😃😘🥰😍😘🥰😍😇😇❤️♥️♥️❤️🧡💛💖💗💓💕💕😇🥰🥰😍😍😍
Li e adorei esta matéria, sou pai e tenho muito que aprender. Sou pai de duas meninas adultas e dois adolescente e estou descobrindo novo aprendizado e como ser paizão e feliz junto com nossos bebês. Parabéns