fbpx

7 alimentos para aumentar a imunidade!


7 alimentos para aumentar a imunidade! De fato eles serão muito importantes, especialmente agora, na volta às aula!

Aqui no Vida Inovadora, nós já falamos sobre a importância de ensinar seu filho ou sua filha a comer melhor. E também sobre por que uma alimentação saudável é importante, lembra?

Hoje, nesse sentido, nós voltamos ao tema da alimentação saudável com uma preocupação bem pontual: a volta às aulas.

Com o retorno presencial em meio a mais um pico de contaminações por Covid-19, é fundamental ampliar a proteção a nossos filhos e filhas.

Como proteger nossos filhos e filhas?

Antes de falar da alimentação, é importante reforçar as principais medidas que podem ajudar a manter nossos filhos e filhas livres desse vírus. 

Em resumo, entre elas estão a vacinação, o uso correto de máscaras faciais de boa qualidade, a higienização constante das mãos e o distanciamento social. 

Além disso, é importante estar atento à forma como a escola do seu filho ou filha observa essas regras e cobrar o compromisso de todos com a segurança da comunidade.

A hora do lanche 

Outra coisa importante é enviar lanches individuais e orientar seu filho ou filha a não compartilhar alimentos com colegas. Afinal, esse será um momento em que as máscaras faciais serão retiradas para que eles e elas possam comer. Ficar distante de colegas nesse momento é ainda mais importante. 

Bem como, não se esquecer da garrafa individual de água. De preferência reutilizável, para que a criança só precise recorrer ao bebedouro coletivo para reabastecer a sua própria garrafa.

Agora que já cobrimos rapidamente os cuidados essenciais que devem ser tomados fora de casa, vamos para a alimentação. 

Alimentação e imunidade

Uma boa alimentação de qualidade, certamente se transforma num cuidado extra! Que nós podemos adotar em casa, para assim, reforçar a imunidade de nossos filhos e nossas filhas.

Como fazer isso? Confira a lista de 7 alimentos para aumentar a imunidade!

1. Cogumelos

Assim sendo, abrimos a lista por esse alimento rico em selênio, um antioxidante poderoso contra gripes e resfriados. Contribui para garantir o topo da lista, também, o fato de os cogumelos serem ricos em lentinana. Uma substância que atua nas células de defesa responsáveis pelo aumento da imunidade. 

2. Salmão

Além de saborosíssimo, este alimento carregado de ômega-3 contribui na regulação das células de defesa do sistema autoimune. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e melhora a saúde do sistema cardiovascular.

3. Iogurte

Os lactobacilos vivos do iogurte e do leite fermentado atuam na recomposição da flora intestinal e melhoram a resposta imunológica do corpo.

4. Alho

Inegavelmente é um clássico da sabedoria popular. Quem nunca tomou chá de alho feito pela vovó para curar gripe ou resfriado? Pois é, nossas avós seguiam a intuição, mesmo sem saber que o alho funciona justamente porque possui uma substância chamada alicina. Trata-se de um composto sulfurado que inibe o crescimento e proliferação de bactérias, fungos e vírus. 

5. Gengibre

Esta raiz também costumava frequentar o chá da vovó. 🙂 Ela é rica em gingerol, uma substância com propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Ou seja, o bom e velho gengibre, enquanto arde um pouquinho na garganta, ajuda a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais. Ele também ajuda a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e disturbios cardiovasculares.

6. Frutas cítricas

Enfim, fechando o trio do clássico chá da vovó, vem o limão. E sabe por que ela colocava essa fruta cítrica na composição? ​​Porque as frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, combatem os radicais livres que, similarmente atuam para enfraquecer o organismo e abrir caminho para a ação de invasores. O bom desta categoria de alimentos é que ela engloba várias frutas deliciosas para as crianças, como morango, kiwi, laranja, limão, acelora…

7. Nozes

Para fechar a nossa lista, os médicos e cientistas indicam o consumo de nozes. Este alimento desempenha papel importante na síntese de células imunológicas, ainda mais por ser rico também em antioxidantes.

Agora que você já tem a lista de 7 alimentos que para aumentar a imunidade! Basta planejar o cardápio para incluí-los na dieta ao longo da semana. É importante lembrar que não estamos falando de substâncias de resultado imediato. Ou seja, basta consumir esses alimentos uma vez para já adquirir mais imunidade. O consumo deve ser constante e equilibrado. Se você conseguir manter uma dieta que contemple esses alimentos, os resultados serão constantes e duradouros. Experimente!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu