5 atividades para não perder o foco nas férias!
5 atividades para não perder o foco nas férias!
O ano se aproxima da metade e as tão esperadas férias de inverno já estão no radar de nossos filhos e de nossas filhas.
Afinal, um merecido descanso, ainda que curto, chega em bom momento para permitir uma recarga das energias.
Como as férias de inverno são curtas, porém, é recomendável não desconectar totalmente.
No texto de hoje, vamos explicar por que as férias são importantes na rotina escolar das crianças e adolescentes e vamos trazer 5 dicas de atividades para permitir que seu filho ou filha recarregue as energias sem perder totalmente o foco nos estudos.
Boa leitura!
Por que as férias escolares são importantes
Os estudos que vêm do campo da Pediatria são taxativos: depois de um período intensivo sem descanso, o rendimento de crianças e jovens tende a cair, independentemente da idade.
Segundo estudos divulgados pela Academia Americana de Pediatria (AAP), o período de férias é de grande importância tanto para o desenvolvimento cognitivo, quanto para a melhoria no convívio social. E tudo isso acontece graças às combinações químicas que acontecem no cérebro.
Brincadeira e descoberta
De acordo com um estudo conduzido em 2016 na Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, pelo neurocientista Jaak Paanksep, o nosso cérebro conta com dois sistemas profundamente enraizados na área límbica. Paanksep os batizou como Sistema da Brincadeira e Sistema da Descoberta.
Segundo o professor, quando saímos em férias com nossos filhos e filhas, esses dois sistemas que passam a maior parte do ano fora de uso são acionados a cada nova brincadeira ou passeio em família. Eles são responsáveis por liberar substâncias neuroquímicas naturais que provocam sensação de bem-estar, como a ocitocina, a dopamina e os opióides.
Essas substâncias ajudam na redução do estresse. E, segundo esse estudo, quanto mais nós exercitamos a liberação dessas substâncias, mais os comportamentos positivos se tornam parte da nossa personalidade.
Aprender brincando
Sabendo da importância do lazer e da brincadeira com os filhos, é recomendável programar algum tempo junto com os filhos para ativar os momentos de diversão e convivência. E se você puder aproveitar esse tempo juntos para manter o cérebro focado e aprendendo fora dos padrões de rotina da escola, melhor ainda!
Confira a seguir 5 atividades que vão ajudar seu filho ou filha a se divertir enquanto mantém o cérebro ativo.
- Clube do livro – Estimule a leitura por prazer durante as férias. Escolha um livro adequado para a idade de seu filho ou filha, convide alguns amigos e amigas para lerem juntos nas férias e monte um clubinho com encontros semanais para conversar sobre o que foi lido. Pode ser um capítulo por dia, apenas para estimular o hábito da leitura e não gerar estresse. Estimule seu filho ou filha a tomar notas das impressões para os encontros semanais. Se você também puder ler o livro para comentar com ele ou ela, será um grande incentivo.
- Estudo do meio – Se você está planejando uma viagem, ou mesmo um passeio a algum lugar diferente, como um parque ou uma trilha com cachoeira, transforme esse momento numa espécie de estudo do meio. Durante uma trilha na mata, por exemplo, faça perguntas que direcionem a atenção e mobilizem conhecimentos. Elas são ótimas para ativar o modo de descoberta do cérebro. Alguns exemplos:
- Encontre a direção onde nasce o sol.
- Feche os olhos e respire fundo. A floresta tem cheiro de quê?
- Procure um sinal que indique a presença de animais e insetos (pode ser uma pena de pássaro, uma toca no chão, um formigueiro).
- Procure um tronco caído.
- Encontre um cipó.
- Incentiva a escrita livre – Uma boa ideia é presentear seu filho ou filha com um caderno que possa ser transformado num diário de férias, onde ele ou ela vai anotar as descobertas e aprendizados que vocês fizeram juntos durante a viagem em família, ou num acampamento de férias que ele ou ela tenha feito.
- Brinquem com jogos de tabuleiro – Como a gente não se cansa de falar aqui no Vida Inovadora, os jogos de tabuleiro têm um potencial incrível como ferramenta pedagógica, pois permitem que as crianças aprendam enquanto se divertem. Não é por outro motivo que eles formam um dos três elementos estruturais do Programa MenteInovadora. Pesquise jogos tradicionais – como dama, xadrez, ludo etc. – , ou inovadores para brincar com seu filho ou filha. Todos eles têm a capacidade ativar o raciocínio matemático e a criatividade de nosso cérebro, ativando tanto o sistema de brincadeira quanto o de descoberta.
- Retome aos poucos algumas rotinas – Quando as férias estiverem se aproximando do final, comece a retomar algumas rotinas escolares para que seu filho ou filha se adapte mais facilmente ao retorno escolar. Inicie retomando os horários de dormir e acordar para aproximá-los dos horários em dias letivos e, aos poucos, proponha uma retomada leve dos conteúdos principais da escola. Essa retomada pode ser suave, por apenas uma hora por dia, e pode ser restrita a conteúdos em que a criança ou o adolescente estava com alguma dificuldade. Organizar uma agenda para contemplar esse tempo de revisão pode ser um bom início para essa atividade.
Com essas 5 atividades para não perder o foco nas férias, seu filho ou filha conseguirá manter o cérebro ativo enquanto descansa. Não se esqueça de fazer parte dessas férias você também, nem que seja por um período menor.
Afinal, não são só as crianças que precisam relaxar das rotinas para poder voltar a render mais!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)