10 habilidades socioemocinais para ajudar seu filho nas provas?
10 habilidades socioemocionais para ajudar seu filho nas provas?
Como assim, provas? Mas já?
Sim, este é o momento certo para entrarmos neste assunto. Afinal, o primeiro trimestre terminou há pouco e ainda temos pouco mais de um mês para o fechamento do semestre.
Por que essas duas informações importam?
Porque você acabou de receber as notas de seu filho ou filha no primeiro trimestre (ou bimestre, dependendo de como a escola se organiza). Portanto, já sabe em quais componentes curriculares – é assim que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) chama o que você provavelmente conhecia por disciplinas, ou matérias – seu filho ou filha vai bem. E também, em quais ele ou ela vai precisar se esforçar para recuperar notas.
Como esse trabalho de recuperar aprendizagens pode ser árduo, você obterá melhores resultados se tiver mais tempo para executá-lo.
No texto hoje, vamos elencar 10 habilidades socioemocionais que você pode mobilizar para ajudar seu filho ou filha a atravessar com confiança e tranquilidade o período de provas que se aproxima.
Boa leitura.
Antes das provas
Para facilitar a abordagem, vamos dividir as dicas em etapas. A primeira consiste na elaboração de um plano para abordar eventuais problemas. Confira as habilidades mobilizadas:
- Autoconhecimento – O primeiro passo num processo de estudo para alcançar bons resultados nas provas é promover uma autorreflexão. Sente-se com seu filho ou filha para uma conversa descontraída, sem cobranças. Proponha que vocês façam a brincadeira do Espelho, baseada no Método Metacognitivo do Espelho, que faz parte do Programa MenteInovadora. Como se estivesse diante de um espelho, seu filho ou filha deve olhar para dentro de si para reconhecer suas fortalezas – os componentes curriculares em que ela ou ele se sente confortável e domina e os conteúdos – e suas fraquezas – aquelas matérias onde restam dúvidas, ou sobre as quais ele ou ela está inseguro. Estimule seu filho ou filha a colocar no papel os nomes das disciplinas ou conteúdos em que existem essas dúvidas.
- Avaliação da situação – Esta é a habilidade de traçar um diagnóstico da situação em cada disciplina em que se filho ou filha se sente inseguro. Pegue as notas do primeiro trimestre e confirme se o resultado da brincadeira do espelho bate com os piores desempenhos no boletim. A partir daí, proponha uma nova brincadeira, baseada no Método Metacognitivo do Detetive, do Programa MenteInovadora. A ideia aqui é elaborar uma série de perguntas para elencar possíveis obstáculos à aprendizagem nas disciplinas em que as notas estão baixas.
- Resolução de problema – Com os obstáculos listados, é hora de planejar abordagens para removê-los. Como no Método Metacognitivo da Escada, vocês podem elaborar juntos uma lista de passos para superar essas questões. Por exemplo: imagine que um dos problemas é que seu filho ou filha está sentado numa posição na sala que dificulta a compreensão do conteúdo. Ele ou ela está cercado(a) de amigos e amigas que fazem muita bagunça e atrapalham a concentração. A solução pode ser um pedido, ao professor ou professora, para mudar de lugar naquela disciplina em que há dificuldade. Se ele ou ela realmente não consegue entender o conteúdo, peça um horário com o professor ou professora para levar as dúvidas e tentar dirimi-las, ou pense em contratar um professor particular.
- Visão de futuro – Muito bem, com o planejamento montado para superar os obstáculos, é hora de criar uma rotina de estudos que favoreça a recuperação das notas que estão abaixo do esperado, sem deixar que isso afete os bons resultados já alcançados nas matérias em que seu filho ou filha foi bem. Usando o Método Metacognitivo da Filmadora, do Programa MenteInovadora, você pode usar uma visão de futuro (boas notas em todas as disciplinas) para orientar a organização do presente (ações necessárias para uma rotina de estudos que contemple todos os conteúdos necessários).
Durante as provas
A segunda etapa é justamente aquela em que seu filho ou filha vai atravessar a maratona de testes. Nesta fase, é fundamental que ele ou ela entenda a importância do descanso e de boas noites de sono para garantir um melhor desempenho nas provas. Algumas habilidades que podem ser mobilizadas para tornar essa travessia mais serena:
- Equilíbrio – Manter o equilíbrio é fundamental para facilitar a resolução de problemas e a tomada de decisões durante a fase de testes. Ensine seu filho ou filha a aplicar o Método do Alpinista do Programa MenteInovadora diante de cada questão em que ele estiver com dificuldade durante uma. Esse método é formado por três etapas:
- Analisar a questão, lendo o enunciado até o fim para entender o que está sendo pedido.
- Refletir sobre o que sabe, decidindo qual a melhor forma de mobilizar esse conhecimento.
- Avançar na questão, iniciando uma resposta, com tranquilidade. Ou simplesmente deixando a resposta para depois, para se concentrar primeiro nas questões que ele ou ela domina melhor.
- Autoconfiança – Muitas vezes, o que impede uma resposta correta numa prova é a insegurança. Acione o Método Metacognitivo da Tentativa e Erro do Programa MenteInovadora para mostrar a seu filho ou filha que errar é parte do processo de aprendizagem e que é importante aprender com os erros cometidos. Essa habilidade pode ser usada também na fase de estudos, analisando as questões que seu filho ou filha errou nas provas do primeiro trimestre, para entender o que originou o erro.
- Tomada de decisões conscientes – Via de regra, problemas complexos não têm uma única solução. Estimule em seu filho a capacidade de visualizar diferentes opções diante de uma questão. Isso amplia as chances de ele construir uma resposta mais acertada. O Método Metacognitivo da Árvore do Pensamento do Programa MenteInovadora desenvolve a habilidade de agir de forma crítica diante de situações complexas e pode ser um aliado na tomada de decisões conscientes.
- Atitude ética – O objetivo de toda avaliação é entender até que ponto um aluno ou aluna aprendeu o conteúdo. Não faz sentido obter notas boas fazendo uso de recursos antiéticos como a cola, por exemplo. Ensine o valor de um resultado mais baixo, desde que alcançado pelos nossos próprios méritos e esforços. O Método Metacognitivo do Semáforo do Programa MenteInovadora pode ser uma boa ferramenta para fazê-lo controlar a impulsividade e parar diante de uma possibilidade como essa, refletir sobre os valores éticos e a coisa certa a fazer, e só então tomar uma atitude na direção correta.
Depois das provas
Com os testes feitos, é hora de olhar os resultados. Seu papel nesta fase é demonstrar confiança em seu filho ou filha, independentemente das notas alcançadas. Valorize as melhorias alcançadas e ajude-o a transformar eventuais reveses em fonte de estímulo. Confira duas habilidade fundamentais nesta etapa:
- Resiliência – Aceitar o fato de que contratempos podem ocorrer quando enfrentamos desafios é fundamental para impedir que uma eventual frustração mine a autoconfiança de seu filho. Use o Método Metacognitivo do Alpinista para reavaliar estratégias e definir novos rumos. Ele nos ajuda a entender que, em determinadas situações, é preciso “recuar” para encontrar novos caminhos que nos levem a avançar diante de um desafio.
- Trabalho em equipe – Uma boa forma de lidar com os desafios mais difíceis pode ser acionar a capacidade de trabalho em equipe. Seu filho ou filha pode escolher alguns amigos ou amigas que têm melhor desempenho no conteúdo em que ele ou ela está com dificuldade para estudarem juntos. Em contrapartida, seu filho ou filha pode ajudar esses mesmos amigos ou amigas em outras disciplinas em que ele ou ela vai bem, mas o amigo ou amiga tem dificuldade. O Método Metacognitivo das Aves Migratórias nos ensina a construir estratégias para desenvolver a cooperação e a harmonia entre os membros de uma equipe para alcançar resultados melhores.
Conheça o Programa MenteInovadora
Quer conhecer melhor os Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora? Clique aqui e receba gratuitamente um ebook que explica em detalhes o funcionamento de cada um deles.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)