Trabalho em equipe: você está fazendo isso direito?

Trabalho em equipe: você está fazendo isso direito?

 

Já reparou que você trabalha em equipe o tempo todo? No ônibus à caminho do trabalho; no carro, no trânsito; naquele almoço em família de domingo; na preparação do aniversário do seu filho; no seu bairro; na sua cidade…

.

Viver em sociedade é trabalhar em equipe o tempo todo! (A não ser que você decida morar sozinho, no meio da montanha, plantando e criando sua própria comida, mas daí é outra história…) Sempre que duas pessoas ou mais fazem um esforço para chegar a um objetivo, realizar uma tarefa ou ainda resolver um problema, estamos falando de trabalho em equipe.

Dentro do ônibus cada indivíduo está cumprindo o seu papel e respeitando os outros para que todos alcancem o mesmo objetivo: chegar a algum lugar. No trânsito, cada veículo precisa respeitar as regras e se locomover de forma que todos os outros veículos também consigam circular. No almoço em família, um grupo de pessoas combina um encontro, algumas são responsáveis pela comida, outras pela bebida, algumas pelas organização do espaço para todos comerem e assim por diante. Observe: o trabalho em equipe está por toda parte! Mas será que todo mundo está preparado para lidar com ele?

O mercado de trabalho exige cada vez mais as habilidades adquiridas em trabalhos em equipe. As empresas estão buscando profissionais que saibam atuar em equipes e, apesar de um adulto ser capaz de desenvolver a capacidade para trabalhar coletivamente, o empregador tende a preferir o profissional que já apresenta essa característica. Fique ligado!

.

💡 Confira 5 dicas para trabalhar em equipe (em qualquer situação)

Dica 1: saiba ouvir a opinião dos outros

Saiba ouvir e aceitar a opinião dos outros para evitar conflitos, garantir que as melhores ideias sejam escolhidas e todas as decisões sejam tomadas em conjunto.

Dica 2: defina um cronograma (quando possível)

Defina prazos razoáveis para todos e será mais fácil verificar o que foi e o que não foi possível de ser feito.

Dica 3: divida as atividades de forma justa

Divida as tarefas de forma justa e permita que cada um tenha o mesmo nível de contribuição e comprometimento.

Dica 4: seja paciente e compreensivo

Tente ser o mais compreensivo possível. Evite conflitos ou situações de tensão que só diminuem a motivação de todos e prejudicam o resultado.

Dica 5: encare o trabalho em grupo de forma positiva

Realizar um trabalho com outras pessoas é uma experiência e um processo de aprendizagem o tempo todo e isso é ótimo! 🙂

.

Saber trabalhar em harmonia com outras pessoas é essencial! Para a professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Darli Collares, “trabalhar em grupo desenvolve habilidades que não podem ser trabalhadas de forma individual (…) envolve um processo de criação, combinações, trocas, decisões, tempo de desorganização e de organização (fundamental para o êxito do trabalho). Em função disso, ser capaz de ouvir o outro, colocar-se no lugar do colega, acolher ideias diferentes da sua para definir a melhor para o momento, impõe a reciprocidade de pensamento”.

.

Você se identificou com o assunto e está curioso sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Preencha seus dados para saber como desenvolver essa e outras habilidades: