Planejamento antecipado é tudo nessa vida! - Sua vida + inovadora!

Planejamento antecipado é tudo nessa vida…

… e você precisa utilizá-lo no seu dia a dia!

Quantas vezes você foi ao supermercado e teve que voltar ao local pela segunda vez na mesma semana porque esqueceu de comprar determinado produto?

Você já teve que correr atrás de um outro botijão de gás porque o que estava em uso acabou no meio do bolo que estava assando para a festa de aniversário do seu filho?

Ou pior: quantas vezes você já se pegou enrolado com as finanças da casa e dívidas, porque não conseguiu dimensionar os gastos do mês?

Tenho certeza que com pelo menos um desses dois exemplos você se identificou e talvez até tenha pensado em outras situações que pegam a gente de surpresa de vez em quando, não é?

Agora pare e pense: o que essas situações apresentadas acima têm em comum? 
Em todos os exemplos faltou planejamento antecipado!

Se na primeira situação a lista de produtos tivesse sido pensada com mais calma, analisando antecipadamente as necessidades da família, a chance de ter que voltar ao mercado por esquecer algum item seria quase nula.

Na segunda situação, se você tivesse um controle da duração do gás do botijão, de quanto é gasto por mês, muito provavelmente já teria comprado uma unidade reserva próxima da data que o produto estivesse chegando ao fim, não é?

E mais além! Se você tivesse um controle das contas da casa, sabendo direitinho o que se gasta todos os meses, não seria mais difícil se enrolar em dívidas?

Essas são situações bobas do cotidiano, mas já pensou que a falta de planejamento pode resultar em problemas de escalas menores e principalmente, maiores?!  

Ter um planejamento deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, não importa a classe econômica, a idade ou a profissão. Um bom planejamento nunca sai caro! (Acredite!) Pode até ser trabalhoso, mas evita uma série de situações problema que podem ocorrer no futuro.

Mas a verdade é que, na maioria das vezes, a gente só se dá conta da necessidade de um problema depois que passamos por uma situação complicada, que poderia ter sido melhor executada ou feita de outra forma, não é verdade? É o famoso “Putz! Se eu tivesse…

E se você pudesse aprender como trabalhar o planejamento antecipado em diversas situações da sua vida sem ter que passar por esses momentos digamos um tanto quanto “sofríveis”? Toparia?

.

Você se identificou com o assunto e está curioso sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Preencha seus dados para saber como desenvolver essa e outras habilidades: