Autodisciplina: você sabe como obtê-la?

Autodisciplina: como obter?

Levanta a mão quem chegou a se matricular na academia e só apareceu duas vezes? Quem nunca começou uma dieta e a abandonou no meio do caminho? Ou ainda: quem nunca jurou que ia cortar gastos para guardar algum dinheiro e não resistiu à tentação do cartão de crédito?!

 

O que esses exemplos acima têm em comum? Será que faltou um pouco de autodisciplina?

Agora, se você acredita que esse papo de disciplina e autodisciplina é coisa de quem pratica artes marciais, Yoga, meditação e cia você está certo, mas não 100%! Na verdade, a autodisciplina é uma habilidade super útil para várias coisas na vida pessoal, no trabalho e especialmente para aquelas que envolvem um esforço contínuo para tirar você da zona de conforto e te levar ao limite. (Já tentou fazer uma daquelas posições de Yoga? Conforto é o que realmente não existe ali!)

A autodisciplina é a capacidade de se disciplinar, de controlar um comportamento com o objetivo de respeitar regras ou atingir um resultado.É a habilidade de obrigar a si mesmo a tomar atitudes independentemente do seu estado de espírito”, segundo Steve Pavlina, autor do livro “Personal Development for Smart People”.

Ou seja, é a autodisciplina que vai ajudar você a emagrecer, guardar dinheiro, terminar aquele relatório no trabalho ou ainda estar mais presente na vida de seus filhos e da sua família. Se você consegue prender a respiração por alguns segundos, você já está praticando a autodisciplina! O que falta é treinar e escalar essa habilidade para outros aspectos (digamos mais úteis) na sua vida.

.

E como ser mais autodisciplinado? 💪

✔️ Defina as suas prioridades

Não adianta ter autodisciplina sem saber com qual objetivo, certo? Também não adianta achar que você será autodisciplinado para tudo. Defina quais são as suas prioridades na vida e quais os objetivos que você quer alcançar. A autodisciplina será a sua ferramenta para chegar lá.

✔️ Reforce a sua força de vontade

A força de vontade é a melhor amiga da autodisciplina, uma depende da outra e uma apoia a outra. Use a força de vontade para sair da zona de conforto e conte com a autodisciplina para se manter firme no objetivo final.

✔️ Use os hábitos a seu favor

Você cria e abandona hábitos com frequência, mas diferente do que você imagina, não é tão difícil assim criar um novo. No começo exigirá mais força de vontade, mas é a persistência que fará você não desistir. Comece com pequenas mudanças e, em breve, você já não saberá mais como viveu até aqui sem fazer exercícios, por exemplo.

✔️ Mantenha próximo pessoas disciplinadas

Se no seu círculo social as pessoas não são muito disciplinadas, não precisa abandonar os amigos e a família! Procure no Whatsapp ou Facebook, no clube perto da sua casa ou até mesmo na sua empresa por grupos de pessoas que compartilham os mesmos objetivos que você e estão empenhadas em chegar lá.

.

Você se identificou com o assunto e está curioso sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Preencha seus dados para saber como desenvolver essa e outras habilidades: